O tumblr westberlin compila fotos da cidade de Berlim, atual capital da Alemanha, nos tempos em que foi a capital mundial da Guerra Fria (1945-1989), quando o mundo se dividia em dois blocos políticos: o capitalista, liderado pelos Estados Unidos, e o comunista, controlado pela União Soviética.

Berlim, a grande cidade da Alemanha derrotada na 2ª Guerra Mundial, foi o palco central desse duelo político: foi dividida em duas — Berlim Ocidental, pertencente à Alemanha Ocidental capitalista, e Berlim Oriental, capital da comunista Alemanha Oriental.

Na foto acima, o cartaz ao lado da modelo diante do Portão de Brandemburgo diz: “Atenção! Você está deixando Berlim Ocidental”. Do outro lado do monumento, estava o sombrio setor oriental.

A partir de 1961, a situação se agravou quando os comunistas ergueram o Muro para separar fisicamente os setores e impedir a fuga dos orientais para o outro lado.

O dilema durou até 1989, quando o Muro de Berlim foi derrubado, simbolizando o fracasso do comunismo como sistema político em toda a Europa. No ano seguinte, as duas Alemanhas voltaram a se unificar em um único país.

O tumblr, como diz seu título, se concentra na Berlim Ocidental. As cenas demonstram que esse lado da cidade se reergueu rapidamente das desgraças e destruições da 2ª Guerra Mundial provocada pelo nazista Adolf Hitler.

O Muro, é claro, está ali, em várias fotos. Algumas conseguem até captar alguma poesia no contraste entre os setores ocidental e oriental.

Se você gosta de belas imagens do passado de uma bela cidade, dê uma passada pelo westberlin neste link.

***

(Fotos: reproduzidas do tumblr westberlin)