Entenda os efeitos e benefícios de remédios para calvície

Consultamos um especialista para responder: afinal, vale a pena tomar remédios para queda de cabelo?

A gente sabe que seu medo mais profundo é ficar careca. Tudo bem. Eu, você e provavelmente 90% dos outros homens já temeram – ou ainda temem – perder seus preciosos fios de cabelo. Para prevenir isso, muitos buscam métodos e fórmulas que acelerem o crescimento dos fios ou, ainda, que curem totalmente a calvície. Em uma busca rápida pela internet é possível encontrar truques caseiros e indicações sobre remédios como Finasterida, Minoxidil e Pantogar.

O médico especialista em restauração capilar Dr. Thiago Bianco nos conta abaixo um pouco dos efeitos e benefícios dos remédios que podem salvar sua autoestima (ou acabar com ela de vez):

Finasterida

“A Finasterida atualmente é a medicação principal para tratamento de queda capilar. Ela bloqueia a enzima 5α-Redutase e inibe a produção de DhT. O grande problema desta medicação é que ela pode causar alguns efeitos colaterais como a perda de apetite sexual, diminuição do volume ejaculatório e, a pior e mais arriscada, a teratogenicidade (alterações no feto) caso utilizado por gestantes”

Dr. Thiago Bianco
Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

Minoxidil

Ele funciona ao dilatar os vasos sanguíneos. A ação principal é a diminuição da queda e consequentemente o fortalecimento dos fios que estão em processo de afinamento.  Estes fios, com a melhora na circulação local, aumentam de espessura. O remédio pode ser aplicado em forma de loção ou espuma.

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

Pantogar

Já o Pantogar, queridinho entre as mulheres, é um complexo vitamínico que auxilia no tratamento da queda de dentro para fora. “O Pantogar é um suplemento vitamínico que vai suprir as carências vitamínicas, proteicas e com uma ação mais direcionada à pele, cabelo e unhas. Geralmente, os pacientes sentem diferença no tônus da derme, nas unhas e na queda capilar. Além disso, sentem diferença na qualidade dos fios que cresceram”, complementa o médico.