A rotina da sua aparência: o que você precisa fazer todo dia

Você sabe exatamente como ficar mais bonito? Fique de olho nas dicas e descubra como deve ser seu dia a dia de beleza

O que você deve fazer duas ou mais vezes ao dia

Limpeza do rosto

Teste rápido para saber qual o tipo de pele do seu rosto: com um espelho de aumento, analise os poros. “Estão fechados? Sua pele é seca. Estão dilatados na testa, nariz e queixo? Pele mista. Os poros do rosto todo estão abertos? Sua pele é oleosa”, diz o dermatologista Marcelo Bellini, de São Paulo. Ou encoste um lenço de papel no fim do dia no rosto e veja quais áreas estão oleosas. Feito isso, atenção:

– pele seca deve ser lavada pela manhã e à noite com sabonetes hidratantes ou para peles sensíveis.
– peles mistas ou oleosas devem ser lavadas de manhã, na hora do almoço e à noite com sabonetes glicerinados, musses ou géis de limpeza.

Dica: Barba costuma deixar o rosto mais oleoso. Ela deve ser lavada com produtos específicos – que podem não ser os mesmos que você passa nas demais áreas sem pelos.

Passar protetor solar

giphy-2

“Pra que protetor solar se eu não vou para a praia?” Esqueça essa bobagem. Os raios solares nos afetam todos os dias, mesmo nublados, mesmo na cidade, e provocam estragos na pele, aumentando a incidência de câncer. Temos que usar protetor todo dia: pela manhã e na hora do almoço. “O FPS ideal para o dia a dia é o 30. Como a pele do homem é mais oleosa, procure fórmulas oil free, em gel, séruns e com toque seco”, diz Bellini.

Cuide da higiene bucal

giphy-1

Só metade das pessoas usa escova de dentes, pasta e fio dental diariamente. O dado é da Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE. Se você está nesse grupo, a ciência tem duas más notícias. 1) Estudo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia mostrou que quem tem dente bonito tem mais chance de ser efetivado no trabalho. 2) Pesquisa feita nos EUA pela American Dental Association (ADA) revelou que o sorriso é a característica física mais atraente, antes de olhos, cabelo e corpo. Melhor mudar os hábitos.

O que você deve fazer todo dia ou toda noite

Faça a barba

giphy

Você está preparado para ouvir uma verdade dura? A moda da barba está com seus dias contados. Ok, você olha para os lados e só enxerga homens barbudos. Nota que a cada semana abre uma nova barbearia no seu caminho de casa para o trabalho. Vê que a quantidade de produtos para barba prolifera. Mas é exatamente esse o ponto. De acordo com o acadêmico britânico Alun Withey, especialista em história cultural que estuda o movimento dos barbudos há três anos, chegamos ao peak beard – ou pico da barba, o ponto em que algo vira tão popular que perde o status de alternativo que, afinal, foi responsável por toda sua fama. Isso não vai acontecer da noite para o dia. Mas, se você mostrar que é um cara trendy, volte a fazer a barba.

Lave os cabelos

Você pode, sim, lavar os cabelos diariamente – e deve, se eles são oleosos. “É mito achar que se lavar os cabelos diariamente vai provocar queda”, afirma a tricologista Marcela Buchain, do Studio Tez-Spa do Cabelo. Se você tomar dois banhos ao dia, use xampu em apenas um deles (no outro, apenas água).

– Não tome banho com a temperatura alta: você pode fazer com que o couro descame
– Lave com as pontas dos dedos, e não as unhas, friccionando os fios delicadamente em movimentos circulares
– Passe condicionador. Mas atenção para tirar todo o produto
– Não esfregue a toalha com muita força para secar

Hidrate sua pele

Mito 1: hidratante deixa a pele melada. Se você comprar um próprio para seu tipo de pele isso não vai acontecer. Mito 2: peles oleosas não precisam de hidratação. “Todo tipo de pele precisa, para manter o equilíbrio natural”, diz Marcelo Bellini. Mitos desfeitos, vamos aos fatos: rosto e corpo têm características diferentes. “Para o corpo, a loção deve ser rica em óleos essenciais, ureia e glicerina. Para o rosto, devemos optar por fórmulas ricas em ácido hialurônico, NMF e antioxidantes, entre outros ingredientes.”
Reportagem fotográfica

O que você precisa fazer uma ou duas vezes por semana

Apare a barba

Não é difícil manter o aspecto de quem acabou de sair da barbearia, com os pelos todos no lugar. Mas é preciso um pouco de dedicação para aparar os fios ao menos uma vez por semana – além, claro, de usar produtos específicos para limpeza e finalização. Veja o tempo ideal de acordo com sua barba:

– Barba por fazer
Duas vezes por semana
Use aparador com altura entre 1 e 3 mm

– Barba curta
A cada três ou quatro dias
Use aparador com altura entre 3 e 5 mm

– Barba cheia
A cada quatro ou cinco dias
Use aparador regulado numa altura mais longa, conforme o tamanho da sua barba

– Barba longa
Uma vez por semana
Use tesoura (mas cuidado para não deixar falhas) ou vá ao barbeiro

Invista na esfoliação facial

Quer um bom motivo para ter um ótimo esfoliante? Ele faz uma limpeza profunda em seu rosto e ajuda a evitar e eliminar cravos e espinhas. Quer outro? Ele evita os pelos encravados e facilita o barbear. Mais um? O produto deixa a pele homogênea, ajudando a fechar os poros. Outro, de lambuja: a esfoliação ajuda a prevenir rugas e linhas de expressão. Agora que você está convencido, saiba que o ideal é usar o esfoliante apenas uma vez por semana (mais do que isso pode causar efeito rebote e fazer o organismo aumentar a produção de sebo), e aplicá-lo na pele úmida, em movimentos circulares e suaves. Depois dele, use sempre um hidratante.
Reportagem fotográfica