Os mais bizarros releases de perfumes que já recebemos

Alguém que acaricia madeira até brilhar, aroma penetrante: parece um conto erótico, mas é só um lançamento de fragrância

Frascos de perfume

(reprodução/internet)

“Ritmo, velocidade, luz e sons metropolitanos. Mas vagando entre as ruas estreitas do bairro antigo, tudo se torna mais calmo e recolhido. Viajando para Milão, o mesmo acaba encontrando espaços isolados e tranquilos. Laboratórios onde por séculos a arte da marcenaria tem sido cultivada em seus mais altos níveis. Você primeiro nota-o pelo perfume de cera de abelhas com que o marceneiro acaricia a madeira até que brilhe. Nos aromas sutis e penetrantes de Ébano e outras madeiras preciosas que são habilmente embutidas [sic] uns aos outros.”

O trecho acima foi retirado de:

A. Um antigo romance da literatura portuguesa
B. Um livro erótico à la 50 Tons de Cinza
C. Um material de divulgação de perfume

Ok, você deve ter selecionado a letra C porque já entregamos o ouro no título desta matéria. Mas acredite: textos assim são extremamente comuns em releases (como materiais de divulgação são chamados no jargão jornalístico) de perfumes.

Reduzir um perfume a um mero cheiro, um odor, é simplista demais. Quando estão pensando em criar uma nova fragrância, os perfumistas e as empresas inventam toda uma história em torno do produto: para que tipo de pessoa ele é direcionado? O que ela faz? Do que ela gosta? O que ela admira?

Responder a perguntas assim faz parte do trabalho por trás da elaboração de um produto.

Mas, mesmo sabendo disso tudo, não dá para deixar de se divertir com alguns dos textos que constantemente recebemos na redação. Além da pérola que abre esta matéria, selecionamos os melhores nacos de releases recebidos só nas últimas semanas:

O brilho cítrico das notas de abertura de bergamota e petitgrain claramente trazem à mente a personalidade da colônia. Nas notas de coração, a intensidade sofisticada do óleo essencial de Elemi liga-se aos acentos picantes de pimenta rosa, prelúdio perfeito para os prazeres do acorde ébano, com suas notas quentes e cremosas.”

O que significa ser cool? É uma atitude com certeza. É sobre se livrar das amarras da sociedade e encontrar seu lugar no mundo. O desafio de ser despreocupado e livre…

Uma mistura única de ingredientes frescos e revigorantes, o perfume compreende a fusão final para capacitar o usuário a assumir as aventuras de um mundo desafiante e em expansão. Ele cria oportunidades ilimitadas para experiências inspiradoras e que mudam a vida, evocando a natureza excepcionalmente ousada e irreverente da marca.

Culminando o ponto alto de referência para um longo dia, o produto abre com notas de topo de menta gelada revigorante, que explodem em uma fria fusão refrescante, despertando e energizando o corpo e o espírito. Esta nota limpa e nítida impulsiona a mente para uma sensação afiada de foco e determinação, incitando coragem e força para enfrentar os desafios futuros e abraçar todas as oportunidades.

O perfume é uma erupção de frescor com suas notas de cabeça de toranja misturadas com outras notas ácidas, verdes e levemente mais amargas. Essa expressão do frescor é enfatizada pela vibração ácida do gengibre e da bergamota.

As notas de corpo revelam a estética formal de suas nuances aromáticas. A gardênia contribui para um efeito moderno, efervescente e uma leveza única. As notas de base expressam a natureza magnética do jacarandá, a intensidade do patchuli, o poder do vetiver e o conforto do sândalo. Uma essência cativante imersa em uma nuvem de almíscar que revela uma incrível sensação de liberdade.

Envolto com uma suavidade amanteigada. Colhido à mão, seco em bambu e aquecido para uma elegância amadeirada preciosa. Seco, enrolado e torcido. Terroso com o feno. Doce com a folha de tabaco. Um encasulamento de infusão de chá raro cremoso.