Tudo que você precisa saber sobre barba

Especialista esclarece as principais dúvidas sobre os pelos do rosto

Para ter uma barba legal são necessários alguns cuidados específicos e muita dedicação. Manter os pelos do rosto com um bom aspecto é uma preocupação constante dos homens e isso contribui para um aumento de visitas a consultórios de especialistas. O dermatologista Rodrigo Frota, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, confirma: “Eles recorrem à ajuda médica com a intenção de ter uma barba mais cheia, mais densa, sem falhas ou para controlar irritações”. Aqui, Frota esclarece suas dúvidas e dá dicas para manter todos os pelos no lugar.

Veja também

O volume da barba está ligado a algum fator genético?

Sim, a quantidade de pelos no rosto é determinada geneticamente. Outro fator que exerce grande influência é a testosterona, hormônio responsável pelo crescimento e desenvolvimento dos pelos.

Coceira na barba é normal? Devo me preocupar?

É normal sentir coceira quando a barba está crescendo. O pelo cresce curvo e por isso acaba irritando a pele até que atinja comprimento suficiente. No entanto, problemas de pele como a dermatite seborreica também podem ser a causa da coceira. Caso isto ocorra, procure um dermatologista.

Minha barba não cresce. Por quê?

Uma vez que a quantidade de pelos no rosto é determinada geneticamente, diferentes indivíduos podem apresentar diferentes padrões. Porém, se a falha ocorrer apenas em algumas áreas da barba, o problema pode ser a alopecia areata – queda repentina ou o não crescimento de pelos em determinado lugar.

Os pelos podem crescer mais rápido se eu me barbear todos os dias?

Isto é um mito. A velocidade de crescimento da barba não está correlacionada com o barbear. Temos essa falsa impressão, pois, como o pelo é cortado rente à pele, ele começa a crescer a partir de sua base que é mais grossa.

A barba ajuda a conter a oleosidade do rosto e evitar o surgimento de acnes ou espinhas?

Na verdade, acontece o contrário. A presença dos pelos pode aumentar a produção sebácea e contribuir para o aumento da oleosidade e o surgimento de acne.

Devo usar produtos como shampoos e condicionadores? Isto pode afetar o crescimento ou o volume da barba?

Devemos cuidar da barba assim como cuidamos do couro cabeludo. E já existem no mercado produtos específicos para a barba, como shampoos, ceras e óleos. O uso destes cosméticos não interfere no crescimento ou volume da barba.

Qual o melhor jeito de cuidar da barba mais curta?

Manter um corte e aparar a barba são fundamentais para quem quer um bom visual. Para quem tem barba curta, o ideal é ter um aparador elétrico e assim manter todos os pelos aparados. Também é importante manter a região da barba sempre limpa.

Como deixar a barba mais macia?

Utilize óleos essenciais feitos especialmente para a barba. Para quem prefere um bigode ou a própria barba mais modelada, recomenda-se o uso de pomadas.

Qual a periodicidade recomendada para aparar os pelos da barba?

Esse período é relativo considerando que o crescimento dos pelos não seguem velocidades iguais e podem surgir em áreas diferentes. Também é importante levar em conta o estilo de barba desejado: mais cheia, mais curta ou longa, por exemplo. Com isso, a pausa entre as manutenções pode variar.

Seis dicas para manter uma barba bonita

1 – Mantenha a sua barba sempre limpa utilizando um shampoo específico para os pelos do rosto.
2 – Use um óleo para hidratar os pelos e deixá-los mais macios.
3 – Invista em bons aparelhos para fazer a barba. Aparelhos elétricos mais indicados são os que permitem uso de gel ou espuma para facilitar o manuseio.
4 – Após o barbear, utilize produtos para acalmar a pele.
5 – Procure um profissional. O barbeiro poderá te ajudar a encontrar o melhor desenho para sua barba. Com essa delimitação, será mais fácil conseguir mantê-la alinhada em casa.
6 – Em casos de irritação, coceira ou ardência, pode ser que exista alguma dermatite na área. Procure um médico dermatologista para que isto seja tratado.

Veja também