#VerãoPelado: a campanha de conscientização da Lush

Campanha convida o público para uma mudança de atitude e apresenta produtos pelados, livres de embalagens

Você já parou para pensar na quantidade de lixo que produz diariamente? Então pode acreditar, é muito lixo. Em um ano, por exemplo, o Brasil produz em média 387 quilos de resíduos por habitante. Assustador não? Esses são alguns dados que a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública revelou em 2016.

Pensando nisso, a A LUSH criou a campanha #verãopelado que será lançada neste mês. A ideia da iniciativa é trazer este assunto à tona, especialmente durante o período de festividades de verão. E a preocupação da LUSH não é de hoje. Há mais de 20 anos a marca criou os produtos chamados “pelados, ou seja, sem embalagem alguma. Hoje, estes itens representam cerca de 35% da gama de produtos da marca, entre shampoos e condicionadores sólidos, barras de massagem, bombas de sal de banho, sabonetes para o corpo e rosto, esfoliantes corporais e espumas de banho. Por serem sólidos, os produtos têm 100% de aproveitamento, duram mais, dispensam o uso de embalagens e são autoconservantes

De janeiro de 2015 a janeiro de 2016, só as vendas globais dos shampoos sólidos evitaram a criação de 15.890.925 frascos plásticos. Cada um deles dura até 80 lavagens cerca de três vezes mais que um frasco de 200ml de shampoo, – ou seja, cada shampoo sólido evita o desperdício de três embalagens plásticas convencionais. Segundo Mark Constantine, co-fundador da Lush: “Embalagem é lixo e por muito tempo tivemos e teremos que sofrer com as quantidades excessivas dele. Agora que os verdadeiros custos financeiros e ambientais estão se tornando óbvios, os clientes estão desafiando os fabricantes e varejistas a se reinventarem. Empresas como a nossa precisam pensar fora da caixa e apresentar aos clientes inovações que lhes permitem comprar produtos verdadeiramente nus. ”.

Para a realização da campanha #verãopelado, funcionários da marca de diferentes perfis e digital influencers, que apoiam a causa, foram fotografados completamente nus, usando apenas os produtos pelados. Sem embalagem e roupa alguma, os cliques resultaram em uma campanha impactante, divertida e sem rótulos. 

A campanha terá uma série de ativações ao longo do mês. No dia 04 de fevereiro, sábado, por exemplo, vendedores das lojas Lush estarão vestidos apenas com aventais pretos que levam a frase “Pergunte-me por que estou pelado”, convidando os clientes para discussões sobre o tema.  

E então, gostou da campanha?  #verãopelado.