O DB11, novo modelo da Aston-Martin, é sucessor que o DB9 – e todos nós – merecíamos

Novo carro inglês vem com sistema inovador que consegue trabalhar com apenas 6 dos 12 cilindros do carro

Crédito: Divulgação

Carro do James Bond? A Aston Martin já deixou de ser lembrada por isso há um tempo, e se restava alguma dúvida sobre a nova era da montadora, o novo DB11 vem para acabar com qualquer questão.

VEJA TAMBÉM

O novo modelo tinha a difícil tarefa substituir o DB9, antigo carro-chefe da marca. Para isso, veio cheio cheio de novidades, corrigindo erros de seu antecessor. A mudança mais importante pode ser vista por todo o carro: o DB11 conta com um chassi todo feito de alumínio, que garante ao bólido peso reduzido, além do maior capô do mercado.

O tamanho da peça tem sentido, acomodar o enorme motor V12 5.2 litros no novo Aston Martin. A capacidade do motor pode não saltar os olhos – se tratando de Aston Martins, claro – mas ele tem uma função que promete revolucionar a indústria. Dos 12 cilindros da força motriz, 6 deles podem ser “desligados” durante transito, transformando o DB11 no carro esportivo com melhor consumo de combustível da história.

Crédito: Divulgação

Apesar das características environment friendly, o carro não deixa de lado os aspectos que o deixaram famoso, contando com o já citado V12 de 608 cavalos e 71,4 kgfm de torque, que resulta em 0 a 100km/h em apenas 3,9 segundos. O DB11 ainda vem equipado com dois turbos e um pneu de 50 cm de largura, tudo em nome da estabilidade com velocidade.

Se por fora o carro parece uma obra de arte, por dentro acaba se tornando uma. Com acabamento em couro preto com detalhes creme, o DB11 traz um sistema de som único. A Bang & Olufsen foi a responsável por criar o sistema de som do carro, com caixas de alta fidelidade. Já a parte tecnológica é fruto da parceria entre a Aston Martin e a Daimler. A empresa alemã dona da Mercedez-Benz foi quem desenvolveu todo o sistema de infotenimento – entretenimento – do carro, antes grande crítica do DB9, com grafismo feitos especificamente para o DB11.

O toque final? O logo da Aston-Martin que aparece na dianteira do carro é feito por uma joalheria especial. Nada mal…

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação