Cinema

Cinema

Por: as 12:22 pm em 18/06/2008



 

DESTAQUES DO MÊS

HOLLYWOOD É AQUI

SAIA DE CASA SEM MEDO DE VER FILMES SEM LEGENDA: 2008 PROMETE DAR PROSSEGUIMENTO À BOA FASE DO CINEMA BRASILEIRO. TEM FILME DE TRAFICANTE, HISTÓRICO, DE ZUMBIS E MUITAS GATINHAS…

Vivemos a melhor fase da história do cinema nacional. Nunca foram feitos tantos filmes brasileiros, em boa parte graças ao financiamento do governo federal, e nunca eles foram bons — quer dizer, a não ser que você seja um fanático por pornochanchada e viajionices glauberochianas. Desde 2002, o ano de Cidade de Deus ( veja boxe), não nos sentíamos
vontade para irmos ao cinema e, simplesmente, ver um filme feito por aqui. Sem ressalvas. 2007 trouxe pérolas como Tropa de Elite, O Cheiro do Ralo e Saneamento Básico, 2008 com o impactante Meu Nome Não É Johnny e o não-totalmente-brasileiro Cegueira, em livro de Saramago. A boa fase traz até obras inusitadas, como um filme de zumbis Porto Alegre. Se tudo isso não serviu para te convencer a gastar 15 reais e não ler legendas, pense nestes argumentos: Cléo Pires, Ana Paula Arósio, Maria Flor, Alice Braga…

MEU NOME NÃO É JOHNNY
LANÇAMENTO: 4 de janeiro
DIRETOR: Mauro Lima

A história verídica do ex-traficante João Estrella já rendera um grande livro, escrito por Guilherme Fiúza. O filme cumpre as expectativas e traz Selton Mello no papel principal, com Cléo Pires como sua mulher.

LINHA DE PASSE
LANÇAMENTO: segundo semestre
DIRETORES: Walter Salles e Daniela Thomas

A história de quatro irmãos pobres em busca de seus sonhos. Como tem um cenário urbano como fundo, é, nas palavras de Salles, “um road-movie urbano”. Com roteiro de Bráulio Mantovani ( Cidade de Deus, Tropa de Elite).

TRAILER NÃO DISPONÍVEL

UM DIA NA VIDA DE OLÍVIA
LANÇAMENTO: abril
DIRETOR: Rafael Stiborski (de 19 anos!)

Concebido inicialmente como um trabalho de faculdade, o filme conseguiu uma produtora e vai para a telona. Conta um dia na vida de uma garota de 20 anos, em meio a um novo amor e um ambiente desfuncional.

DIAS E NOITES
LANÇAMENTO: primeiro semestre
DIRETOR: Beto Souza

A epopéia de Clotilde, uma divorciada
que luta contra preconceitos no Brasil dos anos 60. Com Dan Stulbach. Baseado no romance Clô Dias & Noites, de Sérgio Jockymann.

TRAILER NÃO DISPONÍVEL

GARIBALDI IN AMERICA
LANÇAMENTO: segundo semestre
DIRETOR: o italiano Alberto Rondalli

Gabriel Braga Nunes e Ana Paula Arósio são Giuseppe e Anita Garibaldi, heróis republicanos da Guerra dos Farrapos. O filme narra a trajetória do italiano e sua esposa de 18 anos durante a fase da República Rio-grandense.

TRAILER NÃO DISPONÍVEL

FEDERAL
LANÇAMENTO: 2008, sem previsão de mês
DIRETOR: Erik de Castro

Selton Mello é um policial federal que
persegue um perigoso traficante, na cidade de Brasília. Com participação do músico/ator/poeta Eduardo Dusek. Promete belos efeitos especiais nas cenas de ação.

TRAILER NÃO DISPONÍVEL

BIRDWATCHERS
LANÇAMENTO: segundo semestre
DIRETOR: o chileno Marco Bechis

Ambientado em meio à tribo Kaiowá,
na tríplice fronteira Brasil/Paraguai/
Argentina, é uma ficção inspirada
em O Guarani, de José de Alencar.
Com Matheus Nachtergaele e
Leonardo Medeiros.

TRAILER NÃO DISPONÍVEL

PORTO DOS MORTOS
LANÇAMENTO: 2 de novembro
DIRETOR: Davi de Oliveira Pinheiro

Provavelmente o primeiro filme de zumbis brasileiro não dirigido por Zé do Caixão. Em uma Porto Alegre dominada por mortos vivos, um policial durão persegue um serial killer. Trash-cult na certa.

CHEGA DE SAUDADE
LANÇAMENTO: março
DIRETOR: Laís Bodansky

Aplaudido no Festival de Brasília, o filme se passa inteiramente em uma casa de baile. Repleto de atores globais (Betty Faria, Cássia Kiss, Maria Flor), marca o retorno da diretora Laís à telona depois do aclamado Bicho de Sete Cabeças.

CEGUEIRA
LANÇAMENTO: segundo semestre
DIRETOR: Fernando Meirelles

Adaptado do romance de Saramago
(sobre uma mulher capaz de enxergar em uma cidade de cegos), tem Julianne Moore, Mark Ruffalo e Gael García Bernal. Entra na lista por ter diretor brasileiro, ser rodado em São Paulo e pela gatinha Alice Braga.

TRAILER NÃO DISPONÍVEL

DUELO DE CINEMA 2002 2007
Tropa de Elite coroou uma temporada do cinema nacional como não víamos
desde 2002, ano de Cidade de Deus. Compare os top 5
de cada e tire sua conclusão: qual foi o melhor ano?

1) Cidade de
Deus
2) Abril
Despedaçado
3) Ônibus 174
4) O Invasor
5) Durval Discos

1) Tropa de Elite
2) Cheiro do Ralo
3) Saneamento
Básico
4) Santiago
5) Baixio das Bestas

 


Por: em 18/06/2008

VEJA TAMBÉM

Principais Tags