Aprenda a preparar a cerveja amanteigada de Harry Potter

Nada melhor que encher o caneco para comemorar o aniversário do bruxo mais querido dos cinemas

Hoje (31), é a data em que Harry Potter, protagonista da coleção de livros de mesmo nome, completa 37 anos (aniversário ficcional, de data real). E, mesmo se você não for um dos jovens que cresceu acompanhando o jovem bruxo, é preciso reconhecer a importância e a fama dessa história.

Como forma de comemorar a data, ensinamos a você, caro leitor, a preparar a bebida mais popular do mundo-bruxo: a cerveja amanteigada.

Origem e processo criativo

Apesar de o termo “cerveja amanteigada” — ou butterbeer, na obra original — ser mencionado diversas vezes em cinco dos sete livros de Harry Potter, a “real bebida” não existe em nosso mundo “trouxa” (termo que define os não-bruxos).

Assim, o time que desenvolveu a tal cerveja para o parque de Orlando (e a atração em Londres), teve de trabalhar por quase três anos até chegar a um resultado próximo que funcionasse bem e ainda tivesse um “gostinho mágico”. O desafio era criar algo que tivesse um gosto fiel aos fãs da série e não estranhasse o restante do público.

Após conversar com a própria autora dos livros, J.K. Rowling, o chef executivo dos parques de Orlando Steven Jayson estudou os locais que serviram como inspiração e entrevistou-a para tentar estudar seus exatos pensamentos e interpretações do drinque imaginário.

Como explicado pelo chef no grande evento de abertura do parque temático (que ocorreu em junho de 2010), “foram 15 ou 16 tentativas até encontrar a fórmula perfeita”.

Receita

cerveja-harry-potter-cultura

Apesar de não ser uma cerveja, assim como é chamado na obra de J.K. — o que é compreensível, por ser uma bebida vendida em um parque infantojuvenil —, esta “cerveja amanteigada genérica” tem o sabor que mais se aproxima ao do drinque descrito pelo chef:

Ingredientes

  • ½ litro de sorvete de creme
  • 4 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
  • 2 xícaras (café) de açúcar mascavo
  • 2 colheres (café) de canela em pó
  • ½ colher (chá) de noz-moscada
  • 3 colheres (chá) de cravo-da-índia moído
  • 700 ml de refrigerante sabor limão

Modo de preparo

  1. Deixe o sorvete descongelar por meia hora.
  2. Bata as 4 colheres de manteiga, o açúcar e os outros temperos (canela, noz-moscada e cravo-da-índia) em um recipiente grande.
  3. Adicione sorvete, misture bem e congele por duas horas.
  4. Aqueça o refrigerante por cerca de três minutos (vai ficar morno, mas sem perder o gás).
  5. Numa jarra, coloque a mistura de sorvete e acrescente a soda.
  6. Pronto para servir!

Por que não vamos ao Três Vassouras para beber cerveja amanteigada? Está um pouco frio, não?

Hermione Granger (Harry Potter e o Cálice de Fogo)

Receita “VIP”

cerveja-harry-potter-cultura

A próxima receita é uma seleção da VIP, que, apesar de não seguir os ingredientes da bebida original, é mais simples de fazer e tem álcool.

Ingredientes

  • 350ml de pumpkin ale (cerveja que leva abóbora na composição)
  • 3 ou 4 colheres (sopa) de molho de butterscotch, um doce americano de manteiga

Modo de preparo

  1. Bebida quente: em uma panela em fogo médio, coloque os dois ingredientes. Mexa de vez em quando até a cerveja começar a ferver. Se quiser, adicione mais molho e sirva.
  2. Bebida gelada: despeje a cerveja gelada em um liquidificador. Na sequência, coloque o molho e bata até ficar homogêneo. Cuidado para não passar do ponto e tirar a essência da cerveja – que é mantê-la gasosa. Se quiser, adicione mais molho. Aí é só beber!