Aprenda a preparar o tradicional Bacalhau ao Forno

Conversamos com o chef Alexandre Vorpagel, do Adega Santiago, que deu dicas essenciais para preparar o bacalhau perfeito

A Páscoa já é neste domingo e, como manda a tradição, não podem faltar os ovos de chocolate, colombas pascais e, claro, o bacalhau. Por isso, a VIP separou uma receita de Bacalhau ao Forno do bar-restaurante Adega Santiago, que você pode fazer na sua casa e surpreender a todos. O chef Alexandre Vorpagel sugere comprar a posta já dessalgada, pois a dessalga leva no mínimo um dia e exige certa prática. Assim, você garante a textura e o sabor do bacalhau. Batatas assadas, brócolis e ovos cozidos são ótimos para acompanhar. 

Confira a receita:

Bacalhau ao Forno

serve 6 pessoas

Para o bacalhau

6 postas de bacalhau dessalgado (cerca de 250g cada)

150ml de azeite de oliva virgem

Ramos de alecrim

Batatas ao murro

900g de batata bolinha

Sal grosso a gosto

Água

100ml de azeite

Arroz de Brócolis

50ml de azeite

600g de arroz cozido

3 dentes de alho

150g de brócolis cozido e picado

Modo de preparo:

Coloque o bacalhau em uma assadeira, regue com azeite e ponha os ramos de alecrim por cima. Asse a 220ºC por 15 minutos. Numa panela com água e sal, coloque as batatas e cozinhe-as até ficarem macias. Escorra, coloque em uma travessa e leve ao forno para dourar. Refogue o alho com o azeite, junte o brócolis e por último o arroz. Corrija o sal. Na hora de servir, dê uma leve amassada nas batatas e junte o bacalhau e o arroz com brócolis.

Para os que não gostam da iguaria ou querem fazer algo diferente, vale comprar um peixe pargo inteiro. Tempere com ervas e recheie com farofa de broa, castanhas portuguesas e bastante alho. O pargo deve ser assado a 180°C por cerca de 20 minutos.