10 vezes em que mulheres foram incríveis e homens levaram a fama

Ao longo da história, são incontáveis os casos de homens louvados pela conquista de mulheres

Tudo começa com os homens das cavernas – ou, na verdade, com as mulheres das cavernas e o ocultamento de suas habilidades. Durante anos, afinal, foram creditadas aos homens as pinturas rupestres encontradas, até hoje, em sítios arqueológicos ao redor do mundo. Mas quem disse que não se trata de obra feminina e que as primeiras artistas de que temos notícia não foram, na verdade, mulheres?

A desvalorização do trabalho e das conquistas femininas faz parte do mesmo sistema que constantemente desencoraja meninas e mulheres de seguirem os sonhos para as quais supostamente não seriam “destinadas” ou “adequadas”.

Estas histórias falam de moças incríveis, que desafiaram o que se considerava certo (e errado) e foram atrás do que queriam. No meio do caminho, porém, elas conseguiram ter seus méritos tirados de si – e, na maior parte das vezes, “roubados” por um homem.

1. Nas cavernas

Pinturas rupestres

(David McNew/Getty Images)

Em 2013, um estudo feito pela Pennsylvania State University descobriu algo surpreendente: na maioria das vezes, é provável que os desenhos nas cavernas durante a idade da pedra tenham sido feitos por mulheres – e não por homens, como se costumava pensar sem muito questionamento.

2. Na computação

Ada Lovelace

(Hulton Archive/Getty Images)

À matemática Ada Lovelace é atribuída, atualmente, a invenção do primeiro software em um computador. Por muito tempo, porém, sua criação foi desmentida por historiadores homens, que chegaram a afirmar não ser exagero “dizer que ela era uma maníaca depressiva, com as mais inacreditáveis alucinações”.

 

Veja a lista completa aqui.