Os anúncios reais dos tempos de Mad Men

Estreou no Brasil, na noite de segunda-feira (23/4), a quinta temporada do seriado Mad Men, no canal pago HBO. Cultuada desde que entrou no ar em 2007, a série está centralizada em uma agência de publicidade de Madison Avenue, em Nova York, no começo dos anos 1960 — e em como todas as mudanças dos […]

Estreou no Brasil, na noite de segunda-feira (23/4), a quinta temporada do seriado Mad Men, no canal pago HBO. Cultuada desde que entrou no ar em 2007, a série está centralizada em uma agência de publicidade de Madison Avenue, em Nova York, no começo dos anos 1960 — e em como todas as mudanças dos costumes ocorridas naquela década se refletem no trabalho e nas relações pessoais dos funcionários.

Com o sucesso contínuo do seriado, a editora alemã Taschen lançou recentemente a caixa com dois livros Advertising from the Mad Men Era, uma compilação de anúncios feitos por verdadeiros “mad men” das agências de publicidade americanas nos anos 1950 e 1960.

Entre os exemplos, um clássico anúncio de 1962 do Fusca, com o slogan “Think small” (“Pense pequeno”) que marcou época.

Outros não faziam cerimônia em explorar alguma sensualidade, algo que era impensável nas mais pudicas décadas anteriores. Como este de 1961 dos sutiãs Maidenform.

E havia muitas propagandas de bebidas que se valiam de ambientes requintados para exaltar as marcas, como esta do vermute Martini, em 1958.

O preço recomendado pela Taschen em seu site para o box (o total dos dois volumes é de 720 páginas) é US$ 59,99. Na loja virtual Amazon, há um descontinho no preço de venda: US$ 42,00. Para quem gosta de Mad Men, design retrô e/ou propagandas antigas, é uma obra caprichada.

***

Posts relacionados

***

(Imagens: divulgação Taschen)