Director X: o novo midas dos videoclipes

O diretor dá a cara do hip-hop atual com vídeos que acumulam milhões de views

director-x-cultura-vip2

(Reprodução/Divulgação)

Se alguém definiu os parâmetros visuais do hip-hop atual, é Julien Christian Lutz – ou Director X, nome com o qual o canadense assina os videoclipes musicais que acumulam milhões de views na internet.

Director X fez estágio com outro produtor de clipes bem-sucedido, Hype Williams. Em seu primeiro dia de trabalho, lidou com um orçamento de 100 mil dólares para uma produção. Logo já estava administrando borderôs de 700 mil dólares e partiu para a autonomia em meados da década de 2000.

X fez um dos primeiros vídeos de Kanye West, artista que, segundo ele, “entende a importância de um clipe musical”. E é apenas um dos nomes de primeiro time do hip-hop e do pop que constam de seu currículo – a lista tem também Drake, Rihanna e Kendrick Lamar.

Um diferencial de Director X é a aversão à misoginia que marcou presença no cenário hip-hop por muitos anos. Ele prefere abordar a falta de habilidade dos homens para lidar com as mulheres poderosas.

O diretor cuida pessoalmente de cada etapa de produção, desde a referência, ou ideia inicial, à execução e edição final. X pode se inspirar tanto nas fotografias dos ensaios das revistas de moda como em filmes de alto impacto visual.

Um exemplo: em 2014, colocou Rita Ora e Iggy Azalea em spandex coloridos para uma citação de Kill Bill no vídeo de Black Widow (que teve participação de Michael Madsen, ator do filme de Quentin Tarantino).

Além dos clipes, ele produz comerciais e já enveredou pela arte conceitual. Em 2016, participou com uma instalação no evento Nuit Blanche, em Toronto. A obra The Death of the Sun (A Morte do Sol) era composta por uma série de projeções simulando a origem da estrela maior e passando por várias transições até seu apagar total.

TOP 8 CLIPES

Fifth Harmony – Work from Home (ft. Ty Dolla $ign)
1,6 bilhão de views


Drake – Hotline Bling
1,2 bilhão


Rihanna – Work (ft. Drake)
895 milhões


Iggy Azalea – Fancy (ft. Charli XCX)
817 milhões


Justin Bieber – Boyfriend
661 milhões


City and Colour – Wasted Love
678 milhões


Usher – Yeah! (ft. Lil Jon, Ludacris)
116 milhões


Nicki Minaj – Your Love
101 milhões