Na era do on demand, usuários ainda criam grades de programação

Mesmo sem saber, temos preferências de certos programas em horários específicos

Quando dizem que a televisão está morrendo, é por conta de serviços de streaming on demand como Netflix, Amazon Prime, HBO Go e similares. Junto com a morte da TV a cabo está vindo também o fim das grade de programação, tida por  muitos como a grande vilã da TV moderna, limitando o espectador a assistir programas somente em horários específicos, um contrassenso em relação ao mundo da internet.

Porém, um novo estudo da Netflix revela que mesmo inconscientemente temos preferências por determinados estilos de séries e programas para horas específicas dos dias. Lembra daquela bloco de animê que passava durante toda a manhã e seguia até o almoço? Então, aparentemente o mundo não largou este hábito. E acontece o mesmo para os blocos de comédia no final do dia, antes de dormir.

Talvez o problema das TV’s a cabo não seja a limitação de horário, mas a limitação do que passa neste horário, já que, ao menos, os gêneros estão certos de acordo com a hora do dia.

netflix-grade-horario-series-filmes-cultura-vip

(Divulgação/Reprodução)

Acordando de bem com a vida

Acordar com o noticiário dos últimos tempos é motivo para voltar para a cama e não sair mais dela. Essa deve ser uma das explicações para o sucesso de séries de comédia no horário: a chance de usuários assistirem episódios de Master of None, Fuller House e Two and A Half Man é 34% maior pela manhã.

Animê matinal

Em países como México, Colombia e Argentina, o período entre 6hrs da manhã e meio-dia tem uma procura acima da média para animês. No Brasil, o pico para seriados japoneses acontece entre 2hrs da manhã e meio-dia.

Almoço tenso

O almoço é aquele momento do dia que as pessoas tiram para dar um relax entre a manhã corrida e tarde que segue até o final do dia. Mas ao que parece, os usuários do Netflix usam do horário para acompanhar as densas tramas de House of Cards, Narcos e Breaking Bad. No mundo todo, os dramas representam quase metade (47%) das horas assistidas globalmente entre meio-dia e 14h (um aumento de 5% em comparação com o resto do dia). Especialmente no Brasil, o horário do meio-dia é especial: no país há 25% mais probabilidade de assistir séries neste horário do que em qualquer outro lugar do mundo.

netflix-grade-horario-series-filmes-cultura-vip

(Divulgação/Reprodução)

Noites tensas

O ser humano tem um estranho hábito de assistir filmes/séries tensas pela noite, o que é refletido no Netflix, onde este tipo de programa é tem aumento de procura em 27% a partir das 21hrs. Porém na hora de dormir, a escolha é por seriados de comédia, mais leves.

Madrugada densa

Ficar acordado de madrugada é sinal de insônia. Deve por isso que grande partes dos usuários da Netflix usam da hora do dia para ver documentários e séries documentais. Making a Murderer, Chef’s Table e Planet Earth tem aumento de 24% de visualizações no calar da madrugada.