Prêmio à brasilidade: os irmãos brasileiros referência no design

Irmãos Campana recebem honraria do Istituto Europeo di Design pelo conjunto de sua obra, referência internacional do design brasileiro

Fratelli Campana, Campana Brothers, Irmãos Campana… Não importa o idioma e o país que expõe suas obras, os paulistas Fernando e Humberto Campana são a referência do design brasileiro no mundo. Em fevereiro, eles receberam mais um reconhecimento pelo trabalho que desenvolvem desde 1983: o Prêmio Ícone do Design, concedido pelo IED (Istituto Europeo de Design), entidade de ensino superior fundada na Itália em 1966, hoje com unidades em São Paulo e Rio de Janeiro.

design-campana-cultura-vip-2

Cadeira cangaço, item da coleção de móveis de 2015 (Divulgação/Reprodução)

O prêmio especial não tem periodicidade fixa e foi concedido pelo IED em apenas outras duas oportunidades: em 2013 para Julius Wiedemann, brasileiro radicado na Alemanha que é editor de design da Taschen Books para o mundo todo; e em 2014, postumamente, para o ítalo-brasileiro Luciano Deviá, um inovador em várias áreas de design. Os Campana foram agraciados pelo conceito “Made in Brazil” de suas cadeiras com formas e materiais pouco óbvios.

design-campana-cultura-vip-1

Poltrona favela, feita com lascas de madeira (Divulgação/Reprodução)

“Que produção representa um design ao mesmo tempo brasileiro e internacional? Encontramos muitas respostas no trabalho inspirador dos Irmãos Campana”, justificou Victor Megido, diretor do IED Brasil.

design-campana-cultura-vip

Poltrona vermelha da coleção Edra, lançada em 1998 (Divulgação/Reprodução)

É mais um item de prestígio internacional. Eles foram, em 1998, os primeiros brasileiros a expor no MoMA, o Museu de Arte Moderna de Nova York. Já no Museu d’Orsay, em Paris, o café que eles reformaram e decoraram foi rebatizado como Café Campana.

design-campana-cultura-vip-4

Mesa cobogó, criação de 2009 com tijolos vazados (Divulgação/Reprodução)