Button vai dirigir McLaren do campeonato mundial de Fittipaldi

Vai ser a primeira vez que o inglês acelera um Fórmula 1 após sua aposentadoria, no final de 2016

A primeira vez que Jenson Button irá dirigir um Fórmula 1 após sua aposentadoria — ou pelo menos no seu ano sabático — será especial: o inglês campeão do mundo irá pilotar a lendária McLaren M23 no Monterrey Motorsports Reunion, na California.

O evento reunirá aficcionados por automobilismo e 550 carros históricos que irão desfilar pelo não menos lendário circuito de Laguna Seca, um das mais tradicionais pistas mistas dos Estados Unidos.

O M23 disputou 80 corridas de fórmula 1 entre 1973 e 1978, vencendo 16 provas e três campeonatos mundiais: em 1974 ganhou o mundial de pilotos com Emerson Fittipaldi e o de construtores. Já em 1976 James Hunt garantiu seu único título da carreira com o bólido.

mclaren-fittipaldi-button-f1-esporte-vip

(Divulgação/Reprodução)

Button já dirigiu a máquina em outras duas oportunidades. Uma vez em Silverston e outra na Leicester Square em Londres para marcar o lançamento do filme Rush: No Limite da Emoção, que conta justamente a história de James Hunt e de seu arquirrival, Niki Lauda.

“É sempre especial dirigir um fórmula 1 com um passado tão ilustra, e o M23 escreveu um capítulo importante na história das corridas na década de 1970. É uma sensação estranha dirigir um carro dessa era. Mas assim que você acelera, você percebe rapidamente o que fez o M23 tão bem sucedido: ele é incrivelmente fácil de dirigir, é balanceado. Tudo que você coloca ali, recebe de volta, é muito recompensador para o piloto”.

O evento acontece entre os dias 17 e 20 de agosto em Monterrey, na Califórnia.