Canadá, EUA e México lançam candidatura para Copa de 2026

A candidatura tripla é inédita e chega para a primeira Copa com 48 equipes. Será que Trump está sabendo da parceria?

Desde o último sábado (8), redes sociais da Major League Soccer e Liga MX davam indícios de que um grande anúncio estava por vir. Na tarde deste segunda-feira (10) foi revelado o segredo: em uma parceria inédita, as federações de futebol do Canadá, Estados Unidos e México divulgaram intenção de serem a sede da Copa do Mundo de 2026.

O evento será o primeiro no novo formato de disputa anunciado pela FIFA com 48 times a mais que nos moldes atuais da Copa. Por isso, surgiu a candidatura tripla, inédita na história dos mundiais de futebol.

Juntos, os três países já receberam 13 copas do mundo — masculinas, femininas e e categorias de base — o maior número entre países que dividem fronteiras. Além disso, as nações norte-americanas detém o recorde de público em cinco desses eventos.

O Canadá recebeu a última Copa do Mundo feminina de 2015, a primeira a receber 24 equipes. Foi o evento FIFA de maior público fora a Copa do Mundo masculina, com um total de 1,35 milhões de espectadores. O país também é o responsável pelo maior público da história de uma competição de base da FIFA, com 47.784 no estádio para assistir a final da Copa do Mundo juvenil feminina.

Sede da umas das mais bem sucedidas Copas do Mundo de todos os tempos, os Estados Unidos se candidata para voltar a receber o maior evento do futebol mundial após 1994. Além disso, o país recebeu as Copas do Mundo femininas em 1999 e 2003.

Já o México tem longa tradição com o evento, tendo sido o primeiro país da história a receber duas vezes uma Copa do Mundo. Além disso, o país já recebeu a Copa das confederações em 1999.

O mais recente teste mundial do futebol na América do Norte aconteceu em 2016, quando os Estados Unidos recebeu a Copa América Centenário, sucesso de público com quase 1,5 milhões de espectadores nos 10 estádios espalhados por todo o país. A média de público de 46 mil torcedores foi a maior da história do torneio.

 

Assine nossa newsletter e receba conteúdo VIP toda sexta-feira no seu e-mail. Ensaios com lindas mulheres, diversão, futebol, carros, o melhor da gastronomia e muito mais. Basta entrar neste link e colocar seu nome e e-mail para começar a receber o melhor da VIP.