Atenção, sentido!

Não é preciso incorporar um soldado para acertar na tendência militar. Veja como acertar em cheio para turbinar seu look

atenção, sentido

Exército na firma
Você pode usar peças clássicas de cor militar (mas sem estampa) para mandar bem no escritório. Exemplo: calça de alfaiataria verde claro com camisa básica de linho.

Lona nos pés
Tênis de lona verde musgo dá tom moderno ao visual mais relax que leva bermuda camuflada. Legal para o fim de semana.

Bermuda: lisa x estampada
Bermuda cargo (aquela com bolsos aparentes, utilitários) lisa e de cor militar é menos informal que a camuflada.

Barras nas botas
Ao usar coturno, prefira a calça com corte mais justo nos tornozelos. Mas não as ponha totalmente dentro das botas. Deixe algumas partes das barras para fora.

Festa sem risco
Não tem erro: casaco de sarja sobre camisa, ambos em tom militar, cai bem até na balada. Combine com uma calça preta encerada.

Nó legal
Não precisa usar todos os buracos do coturno. Deixe os de cima vazios se quiser uma pegada mais despojada. Você também pode dar uma volta com a sobra do cadarço no calcanhar e, depois, fazer um nó (veja foto abaixo).

Impermeável, e único
Estampa camuflada também fica cool em jaqueta de náilon. Deixa a peça forte, marcante. Por isso, deve ser a única militar do look. Combine com jeans e camiseta.

Canelas à altura
Só ponha coturno com bermuda se o comprimento dela for, no máximo, até o joelho. Do contrário, pode diminuir sua altura, ou seja, fazer você parecer mais baixo.

LAVE A JATO
Chegou daquele show irado e seu coturno está cheio de lama, cerveja e afins? Limpe assim

– Quando lavar
Logo que entrar em casa. Lama seca é mais difícil de sair. “Você limpa a sujeira úmida do seu par de coturnos em cerca de 10 minutos”, diz Wilson Soares, gerente químico da empresa Couroquímica, em Franca (SP). “Você demora o dobro do tempo para tirar a lama seca, pois terá que enxaguar mais, até umedecê-la por completo. Fazer isso muitas vezes pode acelerar o envelhecimento do couro.”

 O que usar
Água corrente, escova macia (ou esponja) e detergente neutro – sim, aquele de lavar louça. “Detergentes ácidos ou básicos podem danificar o acabamento e ressecar o couro”, explica Wilson. Esfregue até a sujeira sair.

– Como secar
Ponha o coturno na sombra. “O sol faz as fibras do couro desidratarem mais facilmente e o tecido pode encolher”, diz Wilson.

QUEIME O COURO
Passo a passo, o truque do exército para deixar o brilho do seu coturno preto impecável

1. Faça uma fina camada de graxa.
Ela deve ser uniforme sobre todo o couro do coturno. Para isso, utilize uma escova de dente.

2. Passe uma escova de cerdas macias sobre a graxa.
É uma escova parecida com aquela que se usa na roupa.

3. Acenda uma vela ou um isqueiro.
Passe a chama, rapidamente e a cinco centímetros do coturno, por todo o couro. Isso mesmo: a ideia é fazer a graxa voltar a derreter.

4. “Utilize a escova de cerdas macias novamente.
Faça isso enquanto a graxa volta a secar”, indica Adherbal Teixeira, major do batalhão da guarda presidencial, em Brasília (DF).

5. “Use uma flanela, por fim.
Ela dá o último polimento.”

Por que funciona
“A graxa derretida ocupa microespaços na superfície do couro. Depois que ela é polida com a escova de cerda macia, confere maior brilho ao calçado”, explica Wilson Soares, gerente químico da Couroquímica.