Levi’s® celebra Dia do 501® com lançamento de documentário

A marca celebra neste sábado (20) os 144 anos do surgimento do jeans 501®

Em 20 de maio de 1873, aLevi’s® inventou um jeans simples que mudaria para sempre a forma como as pessoas se vestem.  Usado por gerações – de trabalhadores a rock stars e presidentes – o jeans 501®, desde então, define estilo e autoexpressão e cuidadosamente evoluiu para uma família de fits cobiçados. Para comemorar o aniversário dessa invenção,   a marca está lançando o quinto e último episódio de um documentário em série, contando desde sua história até sua  influência, principalmente no mundo da música e da moda. 

“Eu gostaria de ter inventado o jeans. Eles têm expressão, modéstia, sex appeal, simplicidade – tudo o que espero em minhas roupas.”

Yves Saint Laurent

 

(Levi's/Divulgação)

 

O DOCUMENTÁRIO 

Narrando a influência do jeans Levi’s® 501® na história cultural, a Levi’s® criou uma série em várias partes: “O Jeans 501®: Histórias de um Original” explora o impacto duradouro do jeans 501® Original na história cultural. O documentário  é dividido em 5 capítulos, 4 dos quais já foram liberados, que tratam dos seguintes subtemas.

EPISÓDIO 1: O 501® VAI AO TRABALHO 

No primeiro episódio de “O Jeans 501®: Histórias de um Original”, é mostrada a jornada do 501® como uma roupa utilitária para mineiros de carvão, cowboys e trabalhadores industriais por todo o caminho até os trabalhadores criativos que continuam a usá-lo hoje. 

 EPISÓDIO 2: ESTILO

Pela primeira vez, os jeans Levi’s® são usados pela sua aparência, ao invés de sua função. Com os filmes de cowboy da década de 30, todos queriam provar a vida de cowboy. Estrelas de Hollywood usaram-no por décadas e o 501® torna-se um ícone de estilo: continuando a inspirar designers contemporâneos e líderes de estilo.

EPISÓDIO 3: REBELDIA

O 501® é um símbolo para as contraculturas e sempre esteve costurado no tecido da América, interpretado de muitas maneiras ao longo de anos. Os Rebeldes da década de 50 orgulhosamente usavam o jeans 501® – adotado dos trabalhadores após a Grande Depressão – e o tornaram um símbolo de irreverência e solidariedade. Usado por todos, de James Dean e Marlon Brando a Jack Kerouac e Jackson Pollock, o jeans 501® tornou-se emblema da juventude e símbolo de rebelião. 

 EPISÓDIO 4: JAPÃO

O quarto episódio explora a cultura do denim gerada pela Levi’s® além de seu país. O filme conta a história da chegada da Levi’s® no Japão na década de 50, a explosão do denim vintage que chegou ao ápice nos anos 90, e como a versão japonesa do estilo Americana agora possui influência global. O quarto episódio apresenta personalidades e ícones como: Nigo®, fundador da BAPE; Shinsuke Takizawa, fundador da NEIGHBORHOOD; Erik Brunetti, fundador da FUCT; Verbal & Yoon, cofundadores da AMBUSH e Motofumi “Poggy” Kogi, diretor criativo da UNITED ARROWS & SONS, e muitos outros. 

 EPISÓDIO 5: MÚSICA

O quinto episódio apresenta personalidades como a ganhadora do Grammy de R&B Solange, o rapper e ator Snoop Dogg, o icônico cantor country Dwight Yoakam, o rapper Vince Staples, o compositor/cantor/ pintor/artista visual Kilo Kish, a famosa estilista Karla Welch, a cantora/compositora Amber Coffman e muitos outros.