Proteção de porte

Modelos e tecidos de casacos para frio algum botar defeito

 

proteção de porte

Para curtir o inverno no maior estilo, você também pode aquecer sua carcaça com casacos de tweed (tecido com trama de lã). Você pode combiná-los com calça de alfaiaria e camisa. Outra tendência elegante é o trench coat: sobretudo curto (vai até o meio das coxas) que tem de seis a oito botões dispostos em duas fileiras e pode ser de várias texturas, inclusive de tweed.
O trench coat foi criado na Primeira Guerra Mundial para proteger os soldados britânicos das chuvas fortes nas trincheiras (daí, “trench”). Depois, ele e as variações que foram surgindo (exemplo ao lado e na pág. 76) ganharam o gosto do homem requintado. Todas elas caem bem com jeans, camiseta, tricô e até sobre o terno.

Sem capuz
Casacos assim são mais tradicionais e menos despojados. O blazer também pode ser de diversos tecidos e é mais legal de usar na empresa, num evento importante e no jantar com a garota.

Com capuz
Esse tipo de casaco pode deixar seu look mais esportivo – sim, mesmo se for um blazer com capuz – mas não menos elegante. Tem de vários tecidos, como lã e sarja, e você pode vestir na balada e até no trabalho, se a empresa não exigir muita formalidade.

PENSE COM SEUS BOTÕES
Para não errar na hora de usar blazer

– Se o blazer possui dois ou três botões, deixe sempre o último de baixo aberto. “Isso evita que o tecido empapuce na altura do peitoral, criando volume e tom desleixado”, explica Arlindo Grund, stylist de São Paulo e apresentador do programa Esquadrão da Moda (SBT).
– Para ganhar força, escolha blazers com apenas dois botões e feche só o de cima. Isso faz você parecer mais forte. Lapelas mais largas dão a impressão de um peitoral amplo.
– Se você estiver de gravata, vista o casaco com os dois botões fechados. Fica elegante.
– Se você tem estatura média ou baixa e está pesado demais, use blazer com dois botões para não aparentar menor do que de fato é.
– Se você é alto e está acima do peso, prefira o modelo clássico com três botões e use-os abertos. “O truque faz você “emagrecer”.

PONHA AS MÃOS NA MODA
O que é legal ou não fazer com elas, se você estiver de terno

Não convém
Colocar as mãos no bolso do paletó, deixando o polegar para fora, pode fazer você parecer mais longilíneo – porque assim o cotovelo fica dobrado ao lado da cintura. Mas o peso das suas mãos sobre o tecido do bolso pode deformá-lo.
É ok
Pôr as mãos nos bolsos da calça, enquanto o blazer está desabotoado e com as abas para trás. “Não se esqueça de alinhar a postura e jogar o peito para a frente”, indica Grund. Essa atitude transmite maior confiança e mais credibilidade.