Savile Row: (r)evolução sob medida

Na tradicional Savile Row, em Londres, marcas se unem no desafio de atualizar a clássica alfaiataria britânica

Nos últimos anos, a Savile Row, intitulada como Golden Mile, famosa rua londrina que reúne marcas tradicionais da alfaiataria britânica, vem enfrentando o desafio de se atualizar e manter o DNA e a cultura do sob medida viva enquanto um novo mercado consumidor, mais jovem e antenado, ganha força na Europa.

A tarefa não é fácil. Há dois séculos, o endereço abrigou a casa de Phileas Fogg, personagem de Júlio Verne. Também foi palco do último show ao vivo dos Beatles. Além disso, é considerado referência no segmento de trajes formais criados para uma lista de monarcas, atores e políticos, como Napoleão III, Clark Gable e Winston Churchill. Agora, o que se vê cada vez mais por lá são homens com poder aquisitivo mais baixo que os padrões da região, influenciados por um interesse enorme em roupas elegantes com um certo toque de exclusividade.

A saída encontrada pelos alfaiates? Rechear suas vitrines sofisticadas com alternativas cool e etiquetas mais baratas, dando cada vez mais destaque para o made to measure e o ready to wear.

Um deles é o seu número – seja do terno ou da sua conta bancária

Bespoke
O alfaiate cria ternos, costumes e camisas totalmente pensados para o cliente, dos moldes originais à escolha dos tecidos.
Made to measure
Alternativa mais barata ao bespoke. A marca oferece uma série de matérias-primas e acabamentos pré-selecionados para a confecção de peças.
Ready to wear
Termo usado para designar as coleções com pronta entrega.
Twist de estilo
Os novos essenciais da Savile Row – a maioria ready to wear. Alfaiataria com corte mais relax e descomplicada, principalmente nas calças. Camisas de manga curta e peças com visual esportivo.

Pronta entrega, mas com um toque de sob medida

Fundada em 1849 e preferida de Churchill e Clark Gable, a (1)Huntsman introduziu sua primeira linha ready to wear na Savile Row ainda nos anos 60. Desde então, a marca tem aplicado seu DNA e as inspirações do sob medida em coleções com pronta entrega, trabalhadas a partir da mesma seleção de tecidos e referências disponíveis no bespoke. As peças incluem camisas, casacos e costumes. Um blazer chega a custar em torno de 2 mil libras – quase metade do preço de uma peça feita sob medida.

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(Juliana Russo/Reprodução)

Na contramão do bespoke, a (2)Joseph, rede de lojas que reúne designers do mundo todo, mantém o foco no ready to wear – não só de marcas representadas por eles, mas também na linha autoral da Joseph. Com um ar descolado, o grupo revisita as linhas da alfaiataria tradicional em bermudas, camisas de manga curta e jaquetas que saem por um preço médio de 400 libras e chamam atenção na vitrine moderna do espaço, instalado em um dos prédios originais da rua.

A poucas portas de distância, a (3)Dashing Tweeds faz seu nome ao atualizar a alfaiataria com traços esportivos, cores e tecidos que fogem do comum. Com duas coleções ready to wear ao ano, a marca propõe fórmulas descomplicadas para o guarda-roupa masculino – pense em camisetas usadas com blazers, camisas sem gravatas e costumes bicolores com preços em torno de 600 libras – e chama atenção por meio de colaborações recentes com Fred Perry, Converse e Billionaires Boys Club, criada por Pharrell Williams.

Não tão longe dali, a 15 minutos do endereço, a dupla Johan Labassa e Joe Woolfe fecha o roteiro com a descolada (4)Labassa Woolfe, um mix de antiquário e loja de roupas que tem o ator Benedict Cumberbatch como fã. Enquanto Johan seleciona móveis e objetos clássicos ingleses e franceses, Joe revive sua experiência na Spencer Hart, antiga loja da Savile Row, por meio de smokings, ternos e costumes com valor de entrada de 1 750 libras, disponíveis para pronta entrega ou por encomenda seguindo o made to measure – serviço popular, inclusive, entre os nomes que estão marcando o retorno da alfaiataria sob medida no Brasil.

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