Um pouco do que rolou no Salão Internacional de Alta Relojoaria

É claro que faremos um especial. Mas para conter a ansiedade, a gente adianta alguns ponteiros do que de melhor aconteceu no SIHH

Winter is coming, pensei, logo após o diretor de redação da VIP falar: “Gabi, você vai para a Suíça cobrir o SIHH [Salon International de La Haute Horlogerie] em janeiro”.

O Salão Internacional da Alta Relojoaria é realizado todo ano em Genebra – esta foi a 27ª edição. São expostas as marcas de relógios que fazem parte do grupo Richemont, como Baume & Mercier, Cartier, IWC, Jaeger-LeCoultre, Montblanc, Panerai e Piaget.

Entra no salão quem é convidado. Jornalistas, compradores, revendedores, celebridades, assessores e curiosos. Mas, pela primeira vez na história, o último dia foi liberado para o público.

Tudo acontece no Palexpo, local que deveria ser chamado de pavilhão, mas é tão luxuoso, cheio de gente elegante, que não combina com essa palavra. E cada marca tem seu booth – outro vocábulo que não vale a pena traduzir, perde o encanto.

Lá, cheguei à exaustão, dispensei de champanhe a fois gras, simplesmente porque não dava tempo. São apresentações das novidades para o ano todo, de hora em hora, entrevistas com CEOs, diretores de criação, embaixadores, coquetéis, jantares de gala e festas. Tudo na sequência e alguns eventos ao mesmo tempo.

Fora essa loucura – um prato delicioso para qualquer jornalista –, não poderia deixar de visitar uma fábrica de relógios. Tem muita coisa para contar em nosso Especial de Relógios, que sairá do forno logo mais. Por aqui, apresentamos uma degustação das maravilhas da relojoaria que logo chegarão ao Brasil.

E sobre o frio, não se tratava do inverno, da sensação térmica de 15 graus negativos, mas do gelo que vinha da minha barriga toda vez que olhava para um relógio novo. Era paixão à primeira vista. E foram várias.

Escolhas VIP


Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

Baume & Mercier Clifton Club Soldat
(42 mm)

O modelo versátil é ao mesmo tempo esportivo e refinado, com caixa de aço. A pulseira de couro de bezerro tem padronagem de tela de vela em relevo, verso de borracha laranja e fechamento de báscula. Possui movimento automático, reserva de marcha de 48 horas e 10 bar (100 metros) de resistência.


Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

IWC Da Vinci Tourbillon Rétrograde Cronógrafo
(44 mm)

O relógio é uma combinação de um turbilhão clássico com um cronógrafo e uma data retrógrada num único mostrador. Feito de ouro vermelho com botões e extremidades dourados, tem pulseira de crocodilo com fecho de engate em ouro vermelho. Possui movimento de cronógrafo mecânico com corda automática.


Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

Montblanc TimeWalker Chronograph Rally Timer Counter
(50 mm)

Em edição limitada a 100 peças, o modelo tem caixa de titânio que gira 180 graus e pode ser colocado sobre a mesa, usado como relógio de bolso ou acoplado a uma placa revestida de couro para ser presa ao painel do carro. Possui coroa com acabamento serrilhado e pulseira de couro de bezerro. O movimento de cronógrafo tem reserva de marcha de 50 horas.


Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

Panerai LAB-IDTM Luminor 1950 Carbotech TM 3 Days
(49 mm)

A edição especial tem apenas 50 unidades e apresenta várias inovações tecnológicas. A caixa é feita de um material composto à base de fibra de carbono, o mostrador é coberto de nanotubos de carbono e o movimento mecânico funciona sem qualquer tipo de lubrificação. Possui 10 bar
(100 metros) de resistência.


Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

Jaeger-LeCoultre Geophysic Tourbillon Universal Time
(43,5 mm)

Pela primeira vez a marca associou um turbilhão às horas universais. Feito de platina, tem vidro de safira com uma visão do mundo em 360 graus. Possui movimento mecânico de corda automática, 48 horas de reserva de marcha, 24 fusos horários, indicação do horário de verão, pulseira de couro de crocodilo azul e fecho dobrável em ouro branco. Série limitada a 100 peças.


Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

Cartier Drive De Cartier Moon Phases
(38 X 39 mm)

Com 6,6 mm de espessura, o modelo é 40% mais fino que o original. Possui vidro de cristal de safira, pulseira de couro de crocodilo, movimento mecânico automático e fases da lua. Pode-se optar pela versão de ouro rosa ou a edição limitada de ouro branco com apenas 200 peças.