Uma barba para cada rosto

Corte e desenho variam conforme o formato da face de cada um

uma barba para cada rosto

Para cada homem existe um tipo certo de barba, que depende muito do formato do rosto e do cabelo. O corte certo determina bastante o visual, já que influi diretamente sobre os traços faciais. Através da barba, pode-se acentuar ou minimizar características marcantes de cada um.

Um homem com rosto fino, por exemplo, deve ter uma barba curta para acrescentar volume às bochechas. A barba também pode ficar um pouco bagunçada para deixar o rosto com um aspecto mais largo.

Já um homem com rosto gordo pode usar uma boa estratégia: deixar a barba crescer e raspar a parte de baixo, próxima ao pescoço para realçar o queixo. A altura certa varia, mas é aconselhável deixar a barba crescida dois dedos após o queixo em direção ao pescoço.

Agora, se o rosto for bem redondo, o melhor é usar um cavanhaque para alonga-lo. Outras táticas são o uso de costeletas maiores para que realçar a parte central da face, deixando-a com um desenho definido.

Outro problema dos quais muitos homens se queixam é o tamanho exagerado do beiço. Isso pode ser facilmente resolvido por meio do uso de um bigode ou da barba completa. É o suficiente para desviar a atenção.