“A mulher acha sua própria linguagem corporal”

O fotógrafo brasileiro Luciano Fileti, radicado em Nova York, é mestre em explorar a beleza delicada do corpo feminino. Aqui, suas lentes exploram a sensualidade da modelo e atriz canadense Noot Seear, vampira da saga 'Crepúsculo', e da top model Rebecca Lannacone

Fotografar é seduzir. Isso o brasileiro Luciano Fileti aprendeu convivendo com as modelos mais lindas, ao deixar o Brasil para passar uma temporada em Milão, no fim dos anos 1990. Ele também descobriu que imperfeições são parte considerável da beleza da mulher — uma dobrinha ali, um sinal acolá, tudo é charme, e o charme pode ser um convite. E qual a chave para desnudar uma mulher, achar seu ponto de entrega? “Confiança”, diz.

No jogo de sedução entre fotógrafo e modelo, é preciso ter a manha, a maciez, fazer com que ela pise devagar e aos poucos roupa e pele se confundam. “A mulher acha sua própria linguagem corporal e o jeito que vai se sentir à vontade”, conta. E quando a gata se espalha e ronrona, o bom fotógrafo não pode estar desatento. O clique capta a alma e a vontade da modelo, o jeito como ela deseja ser vista e quer seduzir quem a vê nas páginas. Aí o jogo vira. É ela quem seduz. Nesse ensaio, a gata é Noot Seear, modelo e atriz também radicada nos EUA, onde Fileti chegou em 2007.

Ele começou com o pé direito, como assistente de Irving Penn, um dos maiores fotógrafos do século XX, conhecido pelos retratos icônicos de Miles Davis a Kate Moss. Com Penn, acostumado a fotografar as mulheres mais bonitas do mundo, Fileti aceitou a vocação para a fotografia de moda. E conta: “Penn era muito reservado no estúdio, mas um dia, depois de fotografar Gisele Bündchen completamente nua, ele fez um comentário que não posso reproduzir, mas foi um dos maiores elogios que ouvi a uma mulher”.  Dá para imaginar, não?

REBECCA IANNACONE
Idade: 30 anos
Cidade natal: Nova York, Estados Unidos
Profissão: Modelo
Principais marcas que já representou: Chanel, Bottega Veneta, Roccobarocco, L’Oréal, Sephora, Tommy Hilfiger, Wolford.
Capas de revista que já estampou: Nove. Entre elas, a Elle Argentina e Alemanha, e a Vogue Grécia.
Concurso que venceu: Elite Model Look EUA, em 2004.

NOOT SEEAR
Nome verdadeiro:
Renata Seear
Idade: 30 anos
Cidade natal: Vancouver, Canadá
Profissão: Modelo e Atriz
Lugares em que já morou: além do Canadá, Barbados, Guiana e Nova Zelândia
Principais marcas que já representou: Calvin Klein, Ralph Lauren, Chanel, Giorgio Armani, Rolex, Yves Saint Laurent.
Filme mais significativo de que participou: Lua Nova, da saga Crepúsculo, como a vampira Heidi, integrante da família real dos sangues-frios.