Boa vida

 

Relaxe e beba
Diga adeus à canseira na hora de escolher o vinho ideal

Por Lea Dorf

Imagine a gata da foto ajudando você a escolher o melhor vinho (com o melhor preço) para uma ocasião especial. Gostou da idéia? Esse é o serviço de “personal winer”, oferecido pelo site By Maurice. Durante um ano, o enólogo e consultor Maurice Bibas, professor da escola de enogastronomia do Senac em São Paulo, garimpou vinhos nas maiores importadoras do país e selecionou os 90 rótulos com a melhor relação qualidade/preço. E a gata da foto? É a filha dele, Monique, que toca o negócio no dia-a-dia. “Todos os vinhos selecionados têm no mínimo 80 pontos (de 100 possíveis, segundo critério internacional de avaliação)”, explica Monique. E o melhor: com os mesmos preços das importadoras, graças a parcerias com empresas como Mistral, Worldwine e Grand Cru.

Três tintos que impressionam: o chileno Domaine Conté Cabernet/Merlot Gran Reserva 2001, o autraliano The Footbolt Shiraz 2004 D´Arenberg e o espanhol Hecula 2003.
272 reais o kit. Visite o site

Os vinhos são vendidos em seleções de três ou mais garrafas. A divisão pode ser por preço (como as seleções Best Buy, com vinhos em torno de 70 reais ou Gold, que traz vinhos com pelo menos 85 pontos e custo médio de 100 reais), safra (a seleção Vintage traz garrafas de anos excepcionais, desde 300 reais), região (como Chile vs. Argentina ou Novo Mundo vs. Velho Mundo) ou tipo de uva. Há ainda kits com 18 ou mais garrafas para quem acabou de comprar uma adega e precisa recheá-la As entregas levam de 5 a 7 dias e são feitas no Brasil inteiro. Para os aficionados, o Club du Vinho (www.clubduvinho.com.br) pode ser uma ótima idéia: a partir de 169 reais mensais, você se filia e recebe três garrafas todo mês em casa, selecionadas pelo próprio Maurice. Abaixo, uma seleção do consultor com três vinhos de 90 pontos ou mais, ótimos para impressionar (pode ser sua namorada, sua sogra ou seu chefe).

 

 

 

 

 

Maurice montou ainda uma seleção VIP com seis vinhos de vários países e bons preços. São vinhos jovens, para serem consumidos logo, de preferência nos próximos dois ou três anos.

Da esquerda pra direita: Catamayor Tannat Reserva 2004 (Uruguai), Cuvée des Ardoises 2003 Château des Erles (França), Calina Carmenere Reserva 2004 (Chile), Escorihuela Gascón Malbec 2004 (Argentina), Vitiano IGT 2004 Falesco (Itália), Long Row Shiraz 2004 (Austrália)
357 reais o kit. Visite o site