Óculos com compromisso

Assim como um relógio, os óculos podem variar de acordo com o ambiente e a situação

Os óculos são acessórios que têm grande poder sobre o semblante de qualquer pessoa. Se você quer ouvir que está mudado, basta trocar de modelo. Por isso, muitas pessoas ainda resistem em deixar suas armações de lado para usar lentes de contato e ainda investem em cores fortes e hastes grossas. Mas assim como os relógios, as abotoaduras e as gravatas, variar os modelos é importante para evitar o desgaste do visual.

Existem variados tipos de óculos para serem usados em diferentes ocasiões. Não que seja um pecado mortal fugir a essas regras, mas saber qual usar e como usar em cada situação denota elegância e zelo com a aparência. Conhecer as armações próprias para o trabalho, para a balada ou para um passeio de domingo é uma habilidade invejável.

Os óculos do trabalho devem ser mais sérios, a menos que seu emprego seja relacionado com publicidade ou design.  Armações mais grossas, escuras e marcantes dão um ar de seriedade suave, ideal para o ambiente corporativo. Obviamente, se nenhum modelo assim combina com o seu rosto, o ideal é tentar outra alternativa, talvez as armações menores, retangulares e que mesclam o preto com o prateado sejam as melhores opções.

oculos1

O prateado é uma boa pedida também para a noite. Poucos são os que gostam de ir de óculos para a balada, mas se o programa for num bar descontraído ou numa boate vale a pena arriscar um desenho mais ousado. Armações mais arredondadas (não totalmente redondas) com cores mais claras como o branco e o cinza leve contrastam bem com o visual noturno.

oculos2

Já para um passeio durante o dia no fim de semana ou naquela hora de entretenimento com a família ou com os amigos, ou mesmo na faculdade, permite o uso de óculos com armações com cores mais fortes. Azul e marrom marcam presença e determinam um estilo bastante descontraído para o ambiente.

oculos3

Apesar de básicas, essas dicas não poder se sobrepor às regras de combinação das armações com o rosto e com os cabelos, descritas aqui. Caso esteja em dúvida, peça ajuda de alguém em que você confia no bom gosto e não tenha medo de arriscar o novo.

Fotos: Lema 21 (modelos disponíveis em http://www.lema21.com.br)