6 desafios e dicas para entrar no Carnaval com tudo

Ainda faltam alguns dias para o Carnaval, e nós acreditamos em você!

Você “enfiou o pé na jaca” nesse começo de ano e já notou que as roupas não estão servindo tão bem quanto estavam no ano passado? Ainda dá tempo de correr atrás do prejuízo e recuperar a forma até o Carnaval.

“É comum que, no período de Natal e Ano Novo, com muitas reuniões de final de ano e encontros com amigos e familiares, algumas pessoas abandonem os hábitos saudáveis e passem a consumir alimentos mais calóricos, doces e outras guloseimas servidas durante as confraternizações. A boa notícia é que é possível, sim, voltar ou entrar em forma rapidamente, em cerca de seis semanas”, explica Cris Senna, que é atleta e criadora do Desafio Vip 60. A especialista define 6 desafios para ter sucesso na “corrida” pela boa forma e contra o tempo, afinal, o Carnaval já está virando a esquina:

Desafio 1- Inclua 12 minutos de exercícios físicos na sua rotina

Muita gente acredita que deve entrar na nova rotina saudável “de cabeça”, e por isso começa a passar 1 a 2 horas por dia treinando, achando que a melhora da forma física deve envolver um enorme sacrifício. “É claro que é um processo que precisa de comprometimento e disciplina, mas ser radical, além de representar riscos à saúde, atrapalha a mudança de estilo de vida”. A introdução dos treinos no dia a dia deve ser gradual. “Para os sedentários, adotar sessões de 12 minutos de exercícios, por 3 a 4 vezes por semana, é o suficiente para começar a ganhar resistência e acostumar o organismo”, explica Cris Senna.

Desafio 2- Faça um esforço diário para melhorar sua alimentação

BERKELEY, CA - APRIL 03: Students at the University of California, Berkeley build salads from a salad bar with organic vegetables at UC Berkeley's Crossroads dining commons April 3, 2006 in Berkeley, California. UC Berkeley became the first American college campus to offer an organic salad bar prepared by a certified organic kitchen. The school expects to have all four of its campus food service run dining halls to offer the organic salad bar by spring 2007. (Photo by Justin Sullivan/Getty Images)

Crédito: Justin Sullivan/Getty Images

A mudança nos hábitos alimentares é outro desafio em busca de uma vida mais saudável.  “Na correria do dia a dia, o perigo é acabar desistindo de comer bem devido às  tentações que se encontra em restaurantes self service, como frituras e massas. Por isso, para quem passa o dia fora, levar marmita pode ser uma boa opção, pois fica mais fácil controlar a qualidade e quantidade dos alimentos, evitando doces, excesso de sal e outros ‘vilões’ da alimentação saudável”, aconselha ela.

Em geral, evitar industrializados e intensificar o consumo de frutas e legumes já costuma ajudar a qualidade das refeições. “Manter um diário alimentar também é uma boa dica, assim fica mais fácil lembrar de comer na hora certa, e controlar melhor os alimentos, fugindo daquela boquinha calórica no meio da tarde”.

Desafio 3- Estabeleça metas e prazos para si mesmo

Crédito: Win McNamee/Getty Images

Crédito: Win McNamee/Getty Images

Desafiar a si mesmo é fundamental neste processo. A pessoa que não se exercita e decide incluir os treinos no dia a dia precisa entender que passará de sedentário a iniciante, de iniciante para um nível intermediário para depois chegar a um nível avançado. “Ninguém ganha condicionamento do dia para a noite, é um processo constante. Por isso, para não desanimar no meio do caminho, indico estabelecer metas para si mesmo. Por exemplo, trocar o treino por um mais intenso a cada 15 dias, ou atingir um determinado peso. Isso ajuda muito a manter a pessoa motivada, pois percebe cada avanço conquistado”.

Desafio 4- Não caia na armadilha da balança

Crédito: Divulgação

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Quando se inicia uma jornada rumo a uma vida mais saudável, também é muito tentador querermos checar o peso o tempo todo, várias vezes ao dia, principalmente para quem tem uma balança em casa. No entanto, de acordo com a especialista, esse é um erro que deve ser evitado. “O peso corporal varia muito de um momento para o outro do dia, dependendo dos líquidos e alimentos ingeridos e outros fatores. Além disso, não é somente o peso que indica o progresso na forma física, como também a perda de medidas e o ganho de massa magra. A melhor forma de notar a perda de medidas é através das roupas, que ficam mais largas, principalmente na cintura  e no quadril, regiões que costumam acumular mais gordura”.

Desafio 5- Desintoxique seu corpo

Crédito: Divulgação

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Outra medida que auxilia no emagrecimento é o chamado efeito “detox”, para desintoxicar o organismo do excesso de sal, açúcar , gorduras e toxinas em geral. “Além da alimentação saudável e dos treinos, para obter bons resultados é importante cortar o álcool ou consumi-lo com muita moderação. Os sucos detox também são muito bem-vindos, pois aceleram o metabolismo e desintoxicam o corpo, ajudando a evitar a retenção de líquidos”, indica a atleta. Segundo ela, os sucos são boas opções para lanches entre as refeições

Desafio 6- Respeite seus limites e siga em frente

Crédito: Reg Speller/Getty Images

Crédito: Reg Speller/Getty Images

Não tenha pressa! “A ansiedade excessiva atrapalha, pois ninguém vira atleta de um dia para o outro. O que importa é a persistência, pois quando uma pessoa resolve mudar de vida, os resultados virão, mais cedo ou mais tarde. O principal é não desistir e manter a rotina saudável. Os ganhos são notados na saúde, na forma física e no bem estar dia a dia. As pequenas vitórias devem ser valorizadas, para que a pessoa não desanime nunca”.