Aplicativo promete dizer sua doença em menos de 20 perguntas

Buoy diz ser mais eficaz que o Google — sem te deixar paranóico com doenças mais sérias

A maioria das pessoas já ficou paranóica por causa de simples sintomas (que muitas vezes, não significam absolutamente nada), principalmente nos últimos 20 anos com a popularização da internet.

Procurar no Google nunca foi uma tarefa fácil, afinal, é fácil associar características de uma gripe a uma doença muito mais pesada — com diagnósticos falsos. Pensando nisso, o aplicativo Buoy, fundado por doutores da Escola Médica de Harvard, usa inteligência artificial para simular uma conversa com um médico.

Com uma série de perguntas desenvolvidas ao longo de respostas dos usuários (com diversas possibilidades) o app, por exemplo, nunca te dirá que tem câncer — diferente de este resultado aparecer em evidência no Google.

De acordo com o site da empresa, Buoy é “uma ferramenta de saúde digital que te ajuda a começar a se cuidar com o pé direito”.

O sistema é basicamente, uma conversa entre duas pessoas: você cria uma conta e, após cerca de 20 perguntas, ele mostrará opções que podem explicar porque você está se sentindo de tal maneira.

Geralmente, ele recomenda a visita a um especialista na área, deixando claro que ele não funciona como um diagnóstico próprio.

Com mais de 1,700 resultados a centenas de sintomas, Buoy Health está disponível, por enquanto, somente para iOS — gratuito; para versões acima do iOS 8. Você também pode fazer um teste online similar ao aplicativo (em inglês), clicando aqui.