As 31 melhores dicas de saúde dos últimos tempos…

Elaboramos o manual de cabeceira mais útil que você já leu! Assim você pode curtir até o fim do ano, de boa...

No dia 05 de abril comemoramos o Dia Nacional da Saúde, uma data criada com a finalidade de conscientizar a população brasileira sobre a importância de cuidar da saúde. Aqui na VIP, resolvemos providenciar um manual eficaz para todo cara que quer mandar bem em todos os aspectos da vida. O resultado? 31 dicas de saúde para você se prevenir contra males comuns do dia a dia, manter a forma, mandar o estresse pra longe, comer bem, transar bem… Vamos nessa?

Mude alguns hábitos

1. Beba duas taças de vinho tinto por dia ajudam o coração a trabalhar melhor.

2. Troque o cigarro pela piscina. Há provas de que pessoas tensas e agressivas correm mais risco de sofrer um ataque do coração. Como o estresse é inevitável, evite combatê-lo fumando mais e tomando litros de café. O melhor é praticar natação ou correr.

3. Transe bastante. É isso mesmo! Alguns cientistas americanos garantem que sexo regular aumenta a expectativa de vida em até uma década.

4. Arrume uma esposa. Estudos científicos recentes sugerem que a presença da mulher na vida do homem é saudável. Pesquisas garantem que divorciados sofrem mais estresse, além de beber e fumar mais. Sem contar que o homem casado transa até cinco vezes mais no mês que o solteiro.

5. Coloque um sorriso no rosto. Estudo feito nos Estados Unidos envolvendo 600 homens e mulheres concluiu que os mais deprimidos e agressivos têm dez vezes mais possibilidade de sofrer um ataque do coração do que uma pessoa de bem com a vida.

6. Coma frutas. Coma uma fruta pelo menos uma vez por dia. Frutas têm vitaminas, açúcar natural, minerais, fibras e pouquíssima gordura.

7. Coma peixes. Especialmente, atum, salmão e sardinha. Eles têm pouca gordura e são ricos em proteína. Além disso, possuem uma gordura que aumenta seu colesterol bom.

8. Evite usar muito sal. Comece lentamente a eliminar o sal e vá cortando cada vez mais. Ele retém líquidos no organismo e aumenta a pressão sanguínea. Portanto, se você tem pressão alta, isso é mais que uma recomendação: é questão de viver mais ou menos.

9. Fuja dos vícios. Álcool e cigarro, a princípio, ajudam a relaxar. Com o passar do tempo, a relação se inverte. O álcool passa a gerar mais ansiedade e o tabaco acaba tornando-se uma dependência não só química, mas psíquica

10. Modere no açúcar. Não existem evidências suficientes que relacionem o açúcar diretamente aos problemas cardíacos. Mas todo mundo sabe que o açúcar faz você ganhar peso e isso não é bom para o coração.

Acabe com o estresse do dia a dia

//giphy.com/embed/xT0Gqr8S3sT5DQzHOM

 

11. Pare: Saber fazer pausas durante seu dia é determinante para a produtividade e para evitar o acúmulo de estresse. Nessa situação, é mais importante a qualidade do que a quantidade. “É melhor parar por um minuto, esquecer as tarefas e respirar fundo, do que uma interrupção de meia hora em que você continua pensando nos seus problemas”, Ana Maria Rossi, psicóloga e presidente da filial brasileira da International Stress Management Association (Isma-BR).

12. Cultive os relacionamentos: Em momentos de crise pessoal, ter companhia de confiança no trabalho e na esfera particular é imprescindível. “Um par de ouvidos é essencial para tirar os problemas da mente”, explica a psicóloga.

13. Alimente-se de maneira saudável: Ficar muito tempo sem se alimentar pode causar um efeito reverso no fim do dia: à noite, comer demais ou um jantar muito pesado pode prejudicar seu sono. Procure fazer três refeições diárias e lanches durante o dia.

Mantenha a boa forma… com ela!

Você nunca tem tempo para nada e, quando tem, não quer “perdê-lo” malhando. Afinal,  por que acordar cedo para correr se a cama está tão quentinha ao lado dela? É por isso que namorar ou viver a dois, meu caro, engorda. Por outro lado, se exercitar faz muito bem para saúde. Como resolver esse empasse? Que tal propor para a gata malharem juntos? “Um incentiva o outro e a atividade física pode virar parte da rotina”, afirma a professora de treinamento funcional Thais Rodella, coordenadora técnica da Team Nogueira Vila Leopoldina, em São Paulo. Veja, portanto, a série que Thais preparou para vocês fazerem em dupla.

14. Membros superiores. Em pé, pés afastados, peguem um no punho do outro. Flexionem o joelho e estendam os braços. Repita o movimento com as mãos nos ombros do outro. Faça 5 vezes alternadas.

15. Membros inferiores. Sentados de frente, você afasta as pernas e ela apoia os pés no seu joelho. Ela o segura pelo cotovelo e puxa os braços, trazendo-o à frente por 30 segundos. Faça 3 vezes cada um.

16. Abdominal com agachamento. Deite-se, eleve as pernas e segure no tornozelo dela, que está em pé. Ela empurra seu pé (não toque o chão) e faz agachamento. Volte ao início. São 3 séries de 15, trocando de posição.

17. Elevação de quadril. Ela deita, pés no chão e afastados, e eleva o quadril. Você, em pé, empurra ele para baixo, fazendo sobrecarga, e alonga-se, estendendo os joelhos. São 2 séries de 10 (troquem posição).

Previna-se de…

//giphy.com/embed/XrpS3HbW6TY9W

 

18. Dor nas costas. 75% dos problemas de dores nas costas podem ser evitados exercitando os músculos abdominais.

19. Ressaca. Evitar beber 50 chopes é uma opção, mas, se já for tarde demais, tente isso: antes de dormir, coma mel com torradas ou cream crackers. No dia seguinte, evite carne vermelha, preferindo frutas. Tome muita água.

20. Colesterol alto. Um dente de alho toda manhã pode diminuir seu colesterol em 10%. (O.k.: e aumentar sua distância de algumas mulheres.)

21. Pedras nos rins. Beba pelo menos oito copos de água por dia, limite o consumo de sal e tome leite magro.

22. Câncer na próstata. Coma tomates ou beba muito suco desse fruto (sem vodca, espertinho!). Três ou quatro copos de suco de tomate por semana diminuirão os riscos do câncer de próstata em 34%. Suspeita-se de que o licopeno, substância encontrada nesse fruto, impeça a multiplicação de células cancerígenas.

23. Sono pesado na segunda de manhã. Por maior que seja a tentação, evite dormir até tarde no domingo. Dessa forma, você acerta seu “relógio biológico” e não será tão difícil acordar no dia seguinte.

24. Câncer no intestino. Se você tem mais de 40 anos, faça um exame de fezes. A presença de sangue pode indicar a existência de um tumor — que talvez nem seja cancerígeno, mas é melhor prevenir.

25. Úlcera. Pesquisas realizadas por cientistas ingleses sugerem que a banana-da-terra (aquela que se come cozida) possui substâncias que aumentam as defesas do estômago. Coma a banana madura, cozida e sem açúcar.

Perca barriga para…

//giphy.com/embed/Y9zvpD9uHA1Tq

 

26. Fugir da Diabetes Tipo 2. A gordura visceral fabrica substâncias que atrapalham funções do organismo e migra de lá para o fígado, que produz mais glicose. Ela também libera ácidos graxos livres, que impedem a ação correta da insulina e faz com que sobre glicose no sangue. Isso pode causar diabetes tipo 2.

27. Transar mais.A gordura visceral mais os altos níveis de colesterol e triglicérides causam a perda da ereção e do tesão. Isso porque provocam a queda da produção de testosterona, diminuindo o desejo sexual.

28. Segurar a onda. Alterações na pressão e nas taxas de açúcar são uma porta para casos de depressão. Sim, isso mexe até com a atividade cerebral, na medida em que os níveis de colesterol podem atrapalhar a síntese de neurotransmissores que regulam a sensação de bem-estar.

Coma o que gosta sem detonar a saúde

//giphy.com/embed/xT5LMJglZtgimsQlfG

 

29. Substitua refrigerante por água com gás misturada com sucos de frutas. E nem pense em trocar o refri normal por zero. Apesar de não ter calorias, a bebida tem até quatro vezes mais sódio que a versão normal. “Já a água hidrata e os sucos são fonte de vitaminas, minerais e fibras”, diz Paula Castilho, diretora da consultoria em nutrição Sabor Integral, em São Paulo.

30. Aprenda a fazer uma falsa milanesa. Alimentos empanados e fritos, além de perderem nutrientes, ficam encharcados de gordura saturada (literalmente). Em vez de preparar a milanesa tradicional – passando o ingrediente no ovo e na farinha de rosca e, depois, mergulhar no óleo quente – besunte com maionese, revista com flocos de aveia e asse no forno. Além de não perder o sabor, você consegue diminuir as calorias da refeição.

31. Coma doces em momentos estratégicos, como depois de se exercitar (para repor o glicogênio dos músculos e do fígado) e após o almoço (as fibras de alimentos reduzem a velocidade da absorção do açúcar no sangue). E vá de sobremesas à base de frutas, como compota de abóbora com coco, pêssego em calda e salada de frutas. Você ameniza a fissura por açúcar e ainda se abastece com vitaminas.