Corra para o parque: treinos ao ar livre

Eles já não são mais uma modinha, mas um estilo de vida. Descubra seus benefícios e o motivo de tanta gente ter abandonado as salas das academias

Lotadas antes do verão e um pouco menos populares no inverno, as academias cheias de aparelhos, anilhas, esteiras e bikes vêm perdendo espaço desde 2014 para treinos alternativos ao ar livre. Um dos grupos pioneiros na moda – em São Paulo, seguido pelo Rio de Janeiro e Salvador – foi o Mahamudra Brasil, que mistura técnicas de calistenia (exercícios com o peso do corpo), artes marciais, crossfit e ioga, entre outros esportes. Depois dele, muitos outros apareceram para levar cada vez mais pessoas aos parques, escadarias e calçadas das cidades.

O sucesso de atividades outdoor tem uma explicação prosaica: elas conquistaram quem estava cansado da monotonia de fazer exercícios repetitivos em aparelhos trancado em um lugar. Ou seja: muita gente. Mas treinar ao ar livre faz bem? Segundo Felipe Kutianski, health coach, esse tipo de exercício tende a desenvolver de forma acentuada a capacidade cardiorrespiratória, além da resistência e da definição muscular.

Os benefícios da atividade em parques, praças e praias vão além da motivação extra e do fim do tédio. Em áreas externas, você tem a opção de encarar treinos em terrenos irregulares, que não podem ser simulados em uma esteira. Por outro lado, esses exercícios tendem a apresentar uma sobrecarga articular decorrente do grande volume de repetições. Estiramentos musculares também podem ocorrer – por isso é essencial ter auxílio de um profissional.

Os equipamentos da academia podem, sim, fazer falta. Com eles, os estímulos tensionais são mais facilmente controlados pelas cargas dos aparelhos, anilhas e halteres. A alternativa para o treino outdoor é usar acessórios como
kettlebells e sandbags. A diferença é que, com pouca carga, os exercícios podem ter uma característica mais metabólica, ou seja, mais gasto calórico e menos ganho de massa. Isso quer dizer que o tipo de treino que pode ser dado em áreas externas desenvolve mais capacidades como força explosiva e melhora no condicionamento, além de ajudar no emagrecimento e tonificação. Mas, se você procura um corpo musculoso, talvez precise mesmo de uma academia.

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(Rodrigo Damati/Reprodução)