Dormir pelado pode mudar sua vida para melhor

Um truque simples, mas que dá um upgrade não só na qualidade do seu sono

pe fora da cama

(Reprodução/Fonte padrão)

Que tal melhorar a qualidade do seu sono, reduzir o estresse, perder peso e ainda ganhar mais dinheiro?

Abrir mão do seu pijama favorito, de acordo com estudos científicos, pode ser um atalho para conseguir tudo isso. A partir de hoje, deite na cama e durma nu em pelo. A gente explica porquê.

 

Passar calor diminui a qualidade do sono

lg-ar-condicionado

(LG//Divulgação)

De acordo com o Centro de Pesquisa do Sono da Universidade do Sul da Austrália (UniSA), manter a temperatura corporal equilibrada ajuda a engatar o sono. É preferível até passar um pouco de frio — não ao ponto de trincar os dentes, claro.

Christopher Gordon, pesquisador sobre hábitos do sono da Universidade de Sydney (Austrália), indica que o ideal é que o dormitório esteja com aproximadamente 18ºC.

Se você não tiver um ar condicionado no quarto, a ausência de roupas ajuda a equilibrar a temperatura.  

Ao deitar, o corpo precisa atuar como um radiador, transferindo calor para áreas como as mãos, o rosto e os pés.

Dormir em um quarto quente (acima de 33ºC) ou se encapotar com pijama e cobertores impede que seu organismo se arrefeça. Você vai se sentir incômodo com a suadeira, o que dificulta chegar à fase do sono chamada REM, aquela que descansa de verdade. 

Além disso, um estudo recente da Universidade de Rochester (Estados Unidos) descobriu que, enquanto você dorme, seu cérebro remove proteínas tóxicas dos neurônios.

Ou seja, seu cérebro só pode remover adequadamente essas toxinas quando você tem uma boa noite de sono. Caso contrário, elas permanecem em suas células cerebrais, prejudicando seu raciocínio, por exemplo.

 

Sono refrescante é igual a metabolismo acelerado

balança medida certa

(Reprodução//Reprodução)

Um estudo realizado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, órgão governamental subordinado do Ministério da Saúde americano, descobriu que manter-se frio enquanto dorme ajuda a acelerar o metabolismo.

Para conseguir manter seu corpo aquecido, o organismo precisa queimar calorias, principalmente aquelas que estão estocadas em forma de gordura.

O efeito é o mesmo de quando você faz atividade física. Se você ainda equilibrar a alimentação, vai conseguir emagrecer dormindo!

A remoção de suas roupas melhora ainda a circulação sanguínea, o que é bom para o coração e os músculos. Sem mencionar que aumenta a liberação de melatonia, hormônio que induz ao sono. 

 

Passar um tempo pelado aumenta sua autoconfiança

dormirpelado2

(Reprodução/Reprodução)

Ficar tanto tempo nu faz você se sentir mais confortável com seu corpo, independente de você ter uma barriga tanquinho ou não. À medida que você se sente mais satisfeito com seu esqueleto, o mesmo acontece com sua autoestima.

Autoconfiança, claro, é um dos pilares do sucesso. Um estudo da Universidade de Melbourne (Austrália) constatou que as pessoas que esbanjam confiança ganham salários mais altos e são promovidas com mais freqüência.