Os melhores alimentos para a saúde do homem

O corpo masculino pede alguns cuidados específicos e uma alimentação saudável pode te ajudar a evitar problemas

Existem alguns problemas de saúde que atingem especificamente o corpo masculino. Entre eles, o câncer de próstata, a disfunção erétil e a calvície. A boa notícia é que é possível driblá-los através de uma alimentação saudável. A Dra. Paula Vasconcelos, nutróloga do Espaço Volpi, em São Paulo, listou alguns alimentos essenciais para a saúde do homem. São eles:

Tomate

Tomate

(Getty Images/Reprodução)

Assim como a melancia e o pimentão vermelho, o tomate possui licopeno, “um antioxidante comprovadamente importante no combate ao envelhecimento precoce do organismo, no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção de alguns tipos de câncer como o de próstata”, diz Vasconcelos. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil.

Linhaça

Linhaça

(iStock/Getty Images/Reprodução)

É útil no combate às doenças cardiovasculares. Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os homens vivem, em média, sete anos a menos que as mulheres, pois estão mais vulneráveis a problemas de saúde, como hipertensão e infarto.

Ostra

Ostras

(National Geographic/Reprodução)

Esse molusco é rico em nutrientes como vitamina B12, ferro, fósforo, potássio e zinco. Você já deve ter ouvido falar que a ostra é um afrodisíaco e isso, de certa forma, faz sentido. Segundo um estudo da Barry University, de Miami, nos Estados Unidos, o molusco também contém aminoácidos que aumentam a produção de testosterona, principal hormônio masculino e responsável, por exemplo, pela libido e pelo aumento da massa muscular.

Feijão

Feijão

(iStock/GettyImages/Reprodução)

Assim como a ostra, o feijão é rico em zinco. “Além de ser um dos melhores antioxidantes por excelência, esse mineral também é importante na síntese da testosterona”, afirma a nutróloga.

Peixe

Peixe

(iStock/GettyImages/Reprodução)

É rico em ômega 3, um tipo de gordura do bem considerada excelente aliada na prevenção de doenças cardiovasculares. Também é rico em colágeno e queratina que fortalecem o cabelo e podem prevenir a calvície. Há dados que mostram que a perda total ou parcial do cabelo é um problema que já afeta 20% da população masculina.

Nozes

Nozes

(Getty Images/Reprodução)

Tem papel semelhante ao da linhaça e também contribui na saúde sexual masculina. Trata-se de um alimento importante para a circulação sanguínea na região genital, ajudando a prevenir a disfunção erétil. Dados da Sociedade Brasileira de Urologia apontam que cerca de 25 milhões de brasileiros tem algum grau de disfunção erétil.

Brócolis

Brócolis

(Getty Images/Reprodução)

Não existe nenhum outro vegetal que tenha mais nutrientes do que esse. “É, por exemplo, rico em vitamina C, que combate o envelhecimento precoce do organismo, tem fibras que varrem o colesterol ruim das artérias, e minerais como magnésio e cálcio que ajudam a manter estável a pressão arterial”, explica Paula. Além de tudo, é fonte de aminoácidos que ajudam a elevar os níveis de testosterona.

Alho

Alho

(iStock/GettyImages/Reprodução)

Durante anos, esse tradicional tempero da culinária foi colocado no patamar de alimentos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Quem nunca foi aconselhado a tomar um chá com alho para combater gripes e resfriados? Mas hoje, sabe-se que esse alimento também auxilia na produção de espermatozoides, dando um upgrade na fertilidade masculina, além de melhorar a circulação sanguínea na região genital.

Vinho tinto

Vinho

(iStock/GettyImages/Reprodução)

Se você gosta de beber, uma taça diária de vinho tinto só fará bem. Essa bebida tem resveratrol, um dos mais conhecidos antioxidantes que lutam a favor de sua saúde, tanto na prevenção de doenças cardiovasculares quanto no combate do envelhecimento precoce do organismo. É, por exemplo, uma das bebidas mais festejadas pela ciência no controle da pressão arterial.

Aveia

Aveia

(Shutterstock/Reprodução)

Além de ser rico em fibras que ajudam a varrer o mau colesterol das artérias, esse alimento também auxilia no controle da diabetes tipo 2, apontada com uma das principais causas da disfunção erétil. Se combinada com banana, o resultado é potencializado, pois a fruta também é considerada importante na síntese da testosterona.

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
E-mail inválido warning
doneCadastro realizado com sucesso!