Um guia básico para o levantamento de peso olímpico

Estes quatro exercícios vão garantir uma base para você avançar na modalidade, sem o risco de lesões no levantamento

A modalidade é nova moda fitness, e pode trazer resultados surpreendentes. Além de aumentar a flexibilidade e afiar a coordenação, o LPO também potencializa as fibras de resposta rápida, que são as responsáveis pela explosão em um tiro no gramado ou um sprint na bike, por exemplo. Bônus: as inúmeras repetições de agachamentos, flexões e outros exercícios que preparam seu corpo para o LPO aceleram a frequência cardíaca, o que queima muitas calorias. Abaixo, um pequeno guia para iniciar na modalidade.

VALE UMA MEDALHA

Há dois movimentos de levantamento de peso, ambos com o mesmo objetivo: erguer a barra acima da cabeça

Arranco (snatch): Tem apenas um tempo de execução. Após o impulso inicial, o competidor faz um agachamento profundo com a intenção de entrar embaixo da barra e encurtar sua trajetória. Recordes mundiais: Wu Jingbiao (chinês na categoria até 56 quilos) levantou 139 quilos e Behdad Salimikordasiabi (iraniano de mais de 105 quilos), 216 quilos.

Arremesso (clean and jerk): Durante o agachamento, você deve trazer a barra para a frente dos ombros, com a palma das mãos para cima. Depois, em pé, estenda os braços. Colocar uma perna à frente pode facilitar o apoio. Recordes mundiais: Om Yun-Chol (coreano do norte de até 56 quilos) levantou 171 quilos e Hossein Rezazadeh (iraniano de mais de 105 quilos), 263 quilos.

PREPARAÇÃO

Estes quatro exercícios vão garantir uma base para você avançar na modalidade, sem o risco de lesões no levantamento. Converse com seu treinador sobre o número de repetições e o volume da carga


Crédito: Chico Cerchiaro

Crédito: Chico Cerchiaro

Movimento 1: agachamento com barra

Afaste as pernas na largura dos ombros e posicione a barra na nuca. Flexione os joelhos o máximo que conseguir, como se fosse sentar-se em uma cadeira e retorne.


Crédito: Chico Cerchiaro

Crédito: Chico Cerchiaro

Movimento 2: levantamento terra

A. Com os pés afastados na largura do quadril, agache e segure a barra com as mãos afastadas na largura dos ombros.
B. De uma vez, eleve o tronco, passando a barra rente às coxas.


Crédito: Chico Cerchiaro

Crédito: Chico Cerchiaro

Movimento 3: supino

Deite-se em um banco, com os pés apoiados ao lado no solo. Segure uma barra, na linha dos ombros, com os braços estendidos. Flexione os cotovelos e traga a barra em direção ao peito.


Crédito: Chico Cerchiaro

Crédito: Chico Cerchiaro

Movimento 4: desenvolvimento militar

Com as mãos afastadas, palmas para fora, segure a barra na altura dos ombros. Eleve-a acima da cabeça de uma só vez, até que os braços fiquem quase estendidos.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s