Ataque do Instagram: já supera o Snapchat, agora quer o Pinterest

A base de usuários do Stories já é maior que a do Snapchat, mas o Instagram quer mais que isso

Lembra daquele velho ditado: “se não pode com eles, copie o produto e aplique em uma rede social com maior base de usuários para acabar com a concorrência?”

Ok, isto não é nem velho e muito menos um ditado, mas serve para exemplificar exatamente a estratégia do Instagram (ou Facebook, atual dono da rede de fotos) para acabar com a concorrência.

Primeiro foi a função stories, nada mais que um Snapchat embutido no Instagram. A novidade foi muito bem aceita pelos usuários, e os números da post diários das duas redes mostram que a tacada da rede de Mark Zuckerberg foi certeira: atualmente o Stories conta com atividade de 200 milhões de usuários diariamente enquanto, no quarto trimestre de 2016, o Snapchat contabilizou apenas 158 milhões de usuários diários.

Além disso, a função do Instagram agora está implementando novos stickers e funções de filtros de cidades, algo que o Snapchat foi pioneiro.

De olho no Pinterest

Na busca por ser a única rede social de fotos relevante na internet, o Instagram agora volta os olhos para o Pinterest.

Em dezembro de 2016 a rede adicional a função de salvar fotos em uma lista privada no próprio perfil. Segundo o Instagram, 46% dos usuários da rede já salvaram alguma foto desde que a funcionalidade foi implementada.

Agora o novo passo para o “Insta-Pinterest” é a criação de lista para suas fotos salvas, o que nada mais é do que criar as famosas Boards do Pinterest. A interface será simples. Segure o botão de salvar, no canto direito da fotos e escolha a lista em que quer colocá-la. Ela ficará privada, mas pode ajudar aqueles que usam o Instagram para referências ou para salvar aquela receita imperdível de cinco minutos