Gorenje Retro Special Edition VW: uma Kombi realmente “cool”

Geladeira retrô tem visual do primeiro modelo do clássico utilitário da Volkswagen

Gorenje Retro Special Edition VW Fridge

(reprodução/Divulgação)

Fazer utensílios domésticos com design vintage já era hábito para a Gorenje, empresa de origem eslovena com presença em todos os continentes (inclusive no Brasil) e vários prêmios de design e sustentabilidade no currículo.

Mas fabricar produtos com cara de anos 60 não bastou. A marca agora lança uma edição especial que associa as formas de uma geladeira antiga ao desenho de um clássico automotivo – no caso, a frente original da perua Kombi, sob licença da Volkswagen.

Gorenje Retro Special Edition VW Fridge

(reprodução/Divulgação)

Kombi, na verdade, não é o nome oficial do carro na Europa. Na Alemanha, o veículo foi lançado em 1950 com a designação Volkswagen Type 2. O visual frontal que inspirou a geladeira da Gorenje é o da primeira geração, que durou até 1967 – no Brasil, a modificação do estilo só veio em 1976.

Gorenje Retro Special Edition VW Fridge

(reprodução/Divulgação)

O visual pode ser antigo, mas por dentro a Retro Special Edition VW funciona com a melhor tecnologia disponível hoje, com distribuição inteligente de temperatura, purificador e desodorizador de ar por íons, luzes de LED e baixo consumo.

O único ponto fraco da “geladeira Kombi” é a capacidade para apenas 260 litros (suficiente para solteiros ou casais sem filhos). O preço, por outro lado, segue a valorização cada vez maior dos exemplares de Kombis antigas restauradas: no Reino Unido, o preço sugerido é de £ 1.149, o equivalente a R$ 4.670.