O mapa do Spotify que mostra o que o mundo está escutando

O serviço de streaming juntou informações do mundo inteiro para criar um mapa interativo que mostra as músicas mais escutadas em cada parte do planeta

Para conhecer novas culturas, alguns gostam de se aprofundar na gastronomia do local, outros na literatura. Para quem procura outro tipo de imersão, o Spotify criou nova ferramenta que vai ajudar a entender o que entra nos ouvidos dos habitantes do mundo. O Music Map reúne todos os dados coletados pela empresa por usuários de todas as partes do mundo para criar um mapa mundi que mostra os sons mais escutados por cidades de países de todo o mundo.

Os dados são atualizados semanalmente e trazem uma mescla entre as músicas mais populares do app por região com uma curadoria do “alquimista de dados do Spotify”, Glenn McDonald, que, segunda a própria empresa, “analisa bilhões de faixas escutadas e suas interações para definir o caráter musical de diversas playlists”.

Dessa maneira, o aplicativo gera diversas informações geograficamente localizadas. É possível escutar uma playlist dos sons mais bombados de cada cidade, além de ver quais é a música mais “distinta”, “emergente”, “popular” e “viral” de cada país. É legal viajar para algum lugar e escutar seus clássicos — como ouvir Astor Piazzola ou Carlos Gardel em Bueno Aires — porém mais legal ainda é conhecer os sons atuais feitos na cidade, como a banda de rock argentina El Mato A Un Policia Motorizado que vem fazendo muito sucesso nas paradas Hermana.