Você é “diferentão” ou “clichezão” no Spotify? Descubra

Como novo aplicativo obscurify, não vai dar para esconder aquela sua playlist secreta de músicas que você tem vergonha de gostar

Não existe maior prazer de “nerds musicais” do que encontrar uma banda que ninguém gosta — e consequentemente se gabar disso e contar para todos sobre a descoberta.

Se antes a popularidade da uma banda era medida pelo número de conhecidos seus que tinham conhecimento do artista, agora existe um método mais científico para definir isso, o Obscurify.

O aplicativo de internet consegue cruzar os dados do Spotify para criar um ranking de obscuridade de gostos musicais. Ela acessa o histórico de cada usuário e extrai dados como gêneros, artistas e faixas mais escutadas. Depois cruza as informações com a base geral do aplicativo para definir o quão mainstream é o gosto de determinado usuário. Quanto mais baixo seu número, mais obscuro seu gosto musical.

A tabela é feita pela popularidade dos artistas. Quanto mais populares seus artistas mais escutados, mais alta será sua pontuação.

O Obscurify ainda traz outras informações que faltam no spotify. Lá é possível descobrir qual seu top-50 de artistas e músicas de todos os tempos e nas últimas seis semanas.

Ele também traz um gráfico que mostra o quão alegre, dançante e enérgico são suas músicas, e ainda compara com a média dos usuários. Também é possível descobrir se você tem a tendência a escutar mais músicas acústicas ou com elementos eletrônicos.