Windows 10 terá emojis (e muito mais) em próxima atualização

Também haverá mudanças na interface básica de menus e na harmonia de dispositivos que rodam o sistema da Microsoft

A Microsoft libera novas funcionalidades para o Windows 10 em uma recente versão de testes — que funcionará a partir de uma atualização para o público em geral.

Entre as novidades para o sistema operacional, teremos foco em tornar a experiência de acesso mais direta. Confira os principais destaques:

Barra de tarefas:
Será possível adicionar atalhos de sites na Barra de Tarefas para tornar ainda mais rápido o acesso logo que o sistema for iniciado. Há um porém: ele só funcionará em conexão com o Microsoft Edge (o “Windows Explorer” 2.0), assim, você terá que sacrificar seu navegador Mozilla Firefox ou Google Chrome para ter este “luxo”. Vale a pena?


Emojis:
Ao pressionar Windows + ponto final (.) ou Windows + ponto e vírgula (;) você ativa uma aba com os famosos emojis em plataformas que suportem este tipo de mensagem. Na imagem acima, vemos o uso das “carinhas” no Twitter.

Cortana:
O assistente do sistema operacional também tem algumas novidades, com a ferramenta “Lasso” (familiar aos usuários de Paint e Photoshop, não por acaso) que permitirá selecionar uma parte de uma imagem salva e a Cortana traduzirá isso como um evento, por exemplo, ou a estreia de um filme só pela data exibida no cartaz.


Fluent Design System:
A nova linguagem de design pretende harmonizar o acesso de usuários das plataformas que rodam o sistema — integrada no menu de Início. A seção de notificações também recebeu design atualizado.


Outras novidades podem ser conferidas no blog do Windows, aqui.