Manual da barba: tudo que você precisa para ela crescer saudável

Apresentado por Barba de Respeito, é possível ter muito mais que essa penugem na cara que você chama de barba

 (Divulgação/Reprodução)

Não basta deixar os fios crescerem e chamar aquele emaranhado de barba. Veja o passo a passo para cultivar uma de verdade


Cuide do rosto

Para os pelos crescerem saudáveis, é essencial ter uma rotina de higienização do rosto. Por isso, lave-o todos os dias com sabonete facial e use um esfoliante ao menos uma vez por semana. Além de manter a pele limpa, os poros ficam desobstruídos, o que estimula o aparecimento dos pelos e reduz os fios encravados.

Tenha paciência

Não é preciso abandonar de vez a lâmina: enquanto os pelos crescem, você pode desenhar o formato que quer dar à barba, tirando os pelos da bochecha e do pescoço – use um gel de barbear, que não cobre a pele como a espuma (1). E se coçar? Uma das causas para isso é o ressecamento da pele. Portanto, hidrate os pelos e a pele por baixo deles com óleos (2) e balms (3) específicos para a barba.
Pelo menos uma vez por semana, use um aparador com um pente baixo, para deixar os fios nivelados.

Use os produtos certos

Entre um e dois meses você já deve ter uma barba – o tamanho dela é você quem decide daqui por diante. Mas agora é preciso construir uma rotina de cuidados. Os pelos devem ser lavados todo dia com xampus específicos para a barba (4) (ou ao menos dia sim, dia não, alternando com lavagens com água morna) – isso porque os pelos têm características diferentes dos cabelos. Esse cuidado já vai deixar a barba com aparência e textura bem melhores.

Faça a manutenção

Para não ouvir reclamações de que sua barba arranha ou pinica, hidrate-a com um óleo para barba, que dá brilho e fortalece os fios. Caso você goste de uma barba mais domada, é preciso usar um pente de madeira (5), que ajuda a controlar os arrepiados, e um modelador (6). E você também deve definir uma frequência para aparar e fazer a manutenção do formato de sua penugem facial – o que inclui algumas idas ao barbeiro.

 (Divulgação/Reprodução)

ih, falhou?

Para ter uma barba bacana, é preciso também uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos. O que isso tem a ver? Tudo, já que sedentarismo e a falta de nutrientes são algumas das principais causas para a barba falhada. A prática de exercícios melhora a circulação e aumenta o nível de testosterona no corpo. Já o consumo de vitaminas E, A, C e do complexo B tem inúmeros benefícios para a pele e para os pelos. Caso tudo isso não adiante e as falhas na barba persistam, o mais recomendado é procurar um especialista. Produtos como o Blend Barba de Respeito estimulam e nutrem o bulbo capilar, o que ajuda os fios a crescerem.


Como desenhar a barba?

Parte do sucesso de manter uma barba é saber desenhá-la corretamente. Aqui, as três regras de ouro

 (Evandro Bertol/Reprodução)

Apare

Com a barba já crescida, use um pente de madeira (1) para definir o tamanho dos pelos. O bigode, por exemplo, não pode ficar entrando na boca. Se seu rosto for largo, deixe os pelos das laterais, como bochechas e costeletas, mais curtos. Se ele for muito fino, os fios maiores dão uma impressão de rosto mais quadrado.

 (Evandro Bertol/Reprodução)

Raspe

Com atenção, defina os limites da barba. Passe um gel de barbear e raspe o lado de fora da costeleta (2), alinhando-a com a mandíbula. Retire os pelos do pescoço que ultrapassarem a linha que liga os dois extremos da mandíbula. E tire os fios que nascem no meio da bochecha, além da linha imaginária entre a orelha e o bigode no canto da boca.

Verifique

Passe água no rosto e confira se tudo ficou simétrico.


Nécessaire de respeito

Os produtos que você precisa ter no trabalho para emendar a happy hour

 (Divulgação/Reprodução)

Cera para bigode

Modela, tira os arrepiados, dá volume e hidrata os fios

 (Divulgação/Reprodução)

Shampoo cerveja

Sua fórmula à base de cevada e lúpulo vai deixar os pelos limpos.

 (Divulgação/Reprodução)

Escurecedor

Para disfarçar os pelos brancos ou com coloração estranha.


Os estilos + cobiçados

Nenhuma barba é igual a outra, mas algumas se destacam

 (Divulgação/Reprodução)

Faded Beard

Tem efeito degradê: a parte de cima, começando nas costeletas, é mais baixa e mais rente. À medida que desce, ela fica mais volumosa.

 (Divulgação/Reprodução)

Bandholz

O nome é uma homenagem a Eric Bandholz, fundador da comunidade de barbudos Beardbrand. É bem longa, leva pelo menos seis meses para ficar do tamanho certo – tempo em que não se deve cortá-la.

 (Divulgação/Reprodução)

Cheia com handlebar

A barba é clássica: deixe-a crescer e fazer volume no queixo. É no bigode handlebar (ou guidão de bicicleta) que está a diferença: ele tem as laterais maiores, que devem ser finalizadas com cera com as pontas para cima.