Saiba como a lente de contato dental pode transformar seu sorriso

A técnica vem dominando muitas bocas por aí, mas é necessário cautela

(Divulgação/Reprodução)

Dentes grandes, brancos, perfeitamente alinhados. Você também tem a impressão de que muitas pessoas parecem ter tido a sorte de nascerem prontas para tirar uma selfie?

Em muitos casos, a responsável por essa padronização do sorriso perfeito é a lente de contato dental, um pedaço de cerâmica ou porcelana de uma espessura muita fina, entre 0,3 a 0,8 milímetros, que é aplicado diretamente sobre a superfície do dente.

“A lente tem a capacidade de transformar o sorriso, mudando cor, formato e até textura dos dentes”, diz Rafael Puglisi, especializado em odontologia estética.

Esses são alguns dos motivos que fizeram a busca pela técnica aumentar em 300% nos consultórios entre 2014 e 2015, segundo a Sociedade Brasileira de Odontologia Estética.

O novo sorriso ainda garante alinhamento dental e, consequentemente, o aumento da autoestima, embora seja caro: cerca de 2,5 mil reais… por dente!

É preciso atenção, no entanto, para que a moda não deixe todo mundo igual ou que o chamado “efeito mentex” se espalhe por aí.

“Quando o sorriso fica falso é porque não está harmonioso, é como se a pessoa estivesse usando dentes que não são dela. É importante um estudo detalhado da face de cada paciente para que os dentes sejam feitos de uma forma personalizada”, explica Marcelo Kyrillos, dentista e sócio da clínica Ateliê Oral, em São Paulo.

No consultório de Puglisi a preocupação é a mesma: para cada caso é feito um planejamento de acordo com formato do rosto, do nariz, do tamanho dos olhos e maxilar de cada paciente. Além disso, a lente de contato dental não é para todos.

“Pacientes com problemas severos de alinhamento ou com bruxismo não devem usá-la. A aplicação da técnica também não é indicada para quem já tem próteses, além de requerer gengivas 100% saudáveis”, diz Felipe Araújo, cirurgião dentista especialista em cirurgia estética.

Lembre-se ainda de que o método é perfeito para adultos com dentes pequenos ou espaçados, correção de desalinhamentos sutis, para quem quer encobrir manchas leves, pequenas fraturas dentais e, claro, para quem deseja padronização de cor e formato dos dentes.

Se você se enquadra, lembre-se de que é essencial procurar um bom profissional e se munir de muito bom senso. “Existe um excesso de indicação do procedimento e acabamos vendo dentes muito brancos e desproporcionais por aí. Tenha em mente que esse é um processo irreversível antes de tomar uma decisão”, alerta Paula Cotta, implantodontista membra do SucessOdonto Prime.

 

Efeito Mentex

Vários famosos adotaram a técnica, mas alguns não foram tão bem-sucedidos assim…

(Divulgação/VIP)