Conheça o “carro do futuro” da BMW — testamos a máquina de 362 cavalos de potência

Com preço de R$ 799.950, BMW i8 tem design futurista e tecnologia híbrida

Acelerar um carrão esportivo em um autódromo é destas missões que tornam a vida de um jornalista especializado mais divertida. E, mesmo com esta doce rotina, há dias ainda mais memoráveis: esta pode ser a melhor definição sobre o dia em que VIP fez a avaliação do novo BMW i8 na pista de Capuava, no interior de São Paulo.

Foto: Rafael Gagliano

Foto: Rafael Gagliano

Logo de cara, as linhas do carro chamam a atenção: dá até a impressão que o carro pode voar, como naqueles filmes de ficção científica. Mas é mesmo na hora de acelerar que o carro mostra que, sim, a beleza é fundamental, mas neste segmento a sensação de dirigir precisa ser ainda mais especial.

O cockpit do carro parece uma verdadeira nave – uma impressão que já começa até ao abrir a porta (estilo gaivota). Os comandos iluminados passam a impressão futurista desejada pela BMW – e vale lembrar que este é um esportivo com tecnologia híbrida, com dois motores, um elétrico (capaz de gerar 131 cavalos de potência) e um motor turbo 1.5 de 231 cv (gasolina).

Foto: Rafael Gagliano

Foto: Rafael Gagliano

Tanta cavalaria é exibida com rigor já na arrancada da reta dos boxes em Capuava, onde o carro atinge de 0 a 100 km/h em apenas 4,4 segundos. E mesmo com um tamanho considerável (4,69 metros), sua estabilidade no sinuoso traçado do autódromo paulista impressiona.

VEJA TAMBÉM:

Na pista, sem nenhum radar (claro!) e com velocidade liberada – e com o piloto da BMW na DTM (a Stock Car alemã) Augusto Farfus abrindo caminho, a gente pisa fundo, chega a 200 km/h e contorna curvas de alta velocidade buscando extrair o máximo desempenho do carro.

Foto: Rafael Gagliano

Foto: Rafael Gagliano

Mas, para quem quer uma pegada mais ecológica, o carro é capaz de andar na cidade até 120 km/h usando apenas o motor elétrico (no modo de condução mais “verde”, o e-drive). Inclusive nesta semana foi anunciada uma parceria da BMW para instalar 50 pontos de recarga para os modelos híbridos.

Foto: Rafael Gagliano

Foto: Rafael Gagliano

É claro que tanta diversão, tecnologia e exclusividade tem seu preço. No caso do BMW i8, de exatos R$ 799.950.