Crossover? SUV compacto? Tanto faz. Este é o tipo que mais agrada ao mundo hoje; veja 4 modelos

Um deles até virou carro oficial da olimpíada

Faz todo sentido que o carro oficial da Olimpíada 2016 no Rio de Janeiro seja o Nissan Kicks, apresentado em maio e que estará nas ruas em agosto, junto com o evento esportivo. Afinal, o Kicks é um crossover ou um SUV compacto, uma união feliz da robustez dos SUVs de grande porte com a agilidade e o visual mais descontraído e esportivo de carros de passeio mais jovens. E esse tipo de veículo está tomando conta do mundo.

As vendas dos crossovers vêm crescendo mês a mês, ano a ano na América doNorte e na Europa. É um pedaço do mercado que vem dando tão certo que até a Jaguar, histórica por seus esportivos de luxo, aderiu. A marca britânica entra na concorrência com o F-Pace, que será lançado no Brasil em julho.

Foto: Divulgação

Alguns números explicam decisões como essa. Em 2015, as vendas de SUVs pequenos na Europa cresceram 46%, chegando a 1,2 milhão de unidades. E os compactos venderam 1,28 milhão. Já os SUVs grandes venderam apenas 243 mil.

Na América do Norte, SUVs e crossovers já superam as vendas de carros de passeio no Canadá. Nos Estados Unidos, os utilitários tiveram crescimento de vendas de 6% em janeiro de 2016, um mês “morto”.

VEJA TAMBÉM:

Assim fica fácil entender por que a Nissan apostou num crossover como veículo olímpico. O Kicks é um modelo global, embora o Brasil tenha o privilégio de usá-lo antes que o resto do mundo por causa dos Jogos. O carro terá motor 1.6 em todas as versões e o preço começa na casa dos 75 mil reais.

Entrando na Briga

Peugeot 3008 

Foto: Divulgação

A montadora francesa apresentou em maio a versão repaginada do 3008, que ganhou a alcunha de Advanced SUV. Com design mais esportivo que o modelo anterior, será a destaque da marca no Salão de Paris, em setembro.

Ford Edge

Foto: Divulgação

A nova versão deste crossover global teve um pré-lançamento no fim de 2015 no Brasil. Só falta rodar para valer por aqui e ter seu preço definido. Enquanto isso, na Europa o Edge já conta com limitador inteligente de velocidade.

Jaguar F-Pace

Foto: Divulgação

Apresentado no Salão de Frankfurt no ano passado, o primeiro crossover da Jaguar deve chegar ao Brasil em julho, com preços a partir de 300 mil reais. O espaço interno é amplo e o porta-malas tem capacidade para 650 litros de bagagem.