Salão do automóvel 2016: vai começar a feira dos carrões

De 10 a 20 de novembro o Salão do Automóvel abre para o público. A VIP mostra o que você não pode perder na principal exposição de carros da América Latina

Um lugar com os melhores carros do mundo, em que belas mulheres explicam a tecnologia dessas máquinas capazes de andar a 300 km/h. Se esse argumento não for suficiente para você visitar o salão do automóvel 2016, bem… a VIP ainda pensou em outra lista bacana para conferir as novidades da exposição que será realizada entre 10 e 20 de novembro, na capital paulista.

Nissan

box1

A grande atração é o Nissan GT-R. Ele acaba de chegar ao Brasil com seu motor V6 biturbo, de 570 cavalos de potência. É um carro de corrida com placa do Detran, digamos assim. Faz de 0 a 100 km/h em 2,6 segundos e chega a 313 km/h, marcas dignas de um Stock Car, principal categoria do automobilismo brasileiro.

Interior do GT-R

box4

Jaguar

box8

Não deixe de conferir o Jaguar F-Type SVR. Esta máquina, que será mostrada pela primeira vez no Brasil, é capaz de chegar aos 321 km/h com seu motor V8 5.0 Supercharged de 575 cavalos de potência. A tradicional marca também produzirá o primeiro SUV de sua história: o F-Pace, com preços entre R$ 309 000 e R$ 416 000.

Chevrolet

box2

O Camaro não tem que ser amarelo para tirar onda. E a sexta geração que chega agora ao Brasil é uma edição especial (em homenagem aos 50 anos do modelo), equipada com o tradicional motor V8 (agora com 455 cavalos), pintura preta com detalhes em vermelho e rodas de 20 polegadas. Outro destaque é o novo Cruze Hatch, que será exibido em primeira mão e chega às nossas ruas no início de 2017.

Interior do Camaro

box5

Porsche

box11

Sério mesmo que você precisa de motivo principal para ir ao estande da Porsche? Claro que não… Marca que é sinônimo de luxo e velocidade (além de atual vencedora das 24 Horas de Le Mans), terá diversos modelos, mas muitos olhos estarão no Panamera 2017 e no 718 Cayman.

Ford

box6

Não é necessário ser Clint Eastwood para ser fã do Ford Mustang GT. Sim, o aclamado ator e diretor já levou o carro às telas do cinema em versões clássicas, mas o novo modelo, equipado com o motor EcoBoost, mais potente, combina turbo com injeção direta e, com isso, extrai 600 cavalos de potência de um motor 3.5 V6. Sim, os americanos gostam de motorzão – e é melhor não discutir com o Clint.

Volvo

box3

Os suecos não brincam quando se trata de alta tecnologia e eficiência. Por isso, o destaque é o sedã Volvo S90, com um motor de quatro cilindros 2.0, dotado de turbo e compressor volumétrico, além de um propulsor elétrico montado no eixo traseiro (de 87 cv). Ele entrega 407 cv de potência, permitindo ir de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos.

Jeep

box7

Quem também curte off-road deve ficar de olho no Jeep Compass Trailhawk 2017, que oferece tração 4 x 4 e pretende concorrer em luxo com carros como BMW X1, Audi Q3 e Mercedes-Benz GLA. Quem disse que lama e estrada de terra não combinam com conforto e requinte?

Audi

box10

Craque do futebol com carrão já virou até clichê, mas, se Neymar curte o Audi R8, quem somos nós para não destacar esta máquina? O novo modelo que chega ao Brasil foi lançado no mais famoso comercial do mundo (o Super Bowl, a final do futebol americano) e tem versões com motor de até 610 cavalos.

Interior do Audi

box9

A primeira grande mudança é o local. Depois de 46 anos no Pavilhão do Anhembi, o São Paulo Expo (conhecido também como Centro de Exposição Imigrantes) recebe, pela primeira vez, o Salão, com 110 000 m² de área total – sendo 90 000 m² de área interna e um edifício-garagem com capacidade para abrigar 4 500 veículos em vagas cobertas e outros 6 000 nas descobertas.

A estimativa é de que até 100 veículos sejam disponibilizados pelas diversas montadoras presentes para testes, podendo atingir um público de até 40 000 “pilotos de testes”. Chevrolet, Jaguar, Land Rover, Peugeot, Citroën e Volkswagen já confirmaram que estarão com veículos para os visitantes que quiserem experimentá-los. Bem, prepare-se, é claro, para uma bela fila de espera.

Outro destaque da nova casa é… o ar-condicionado! É, amigo, o final da primavera paulistana costumava jogar duro com os presentes no Anhembi.

E outro atrativo é uma “coincidência” de datas em que São Paulo também receberá o GP Brasil de F1 (a corrida será em 13 de novembro, em Interlagos). Isso pode levar alguns pilotos da categoria ao Salão do Automóvel para aparições. Fique atento!

Para causar impacto, muitas empresas não divulgam os modelos até mesmo em data próxima ao evento, mas a VIP apurou alguns dos destaques na lista a seguir. Mesmo os que não podem ser dirigidos, sempre haverá a chance de entrar na máquina e – por que não? – sonhar. Só não vá perguntar à bela modelo se comprando o carro ela vem junto – essa piadinha já era ruim até nos tempos das charretes.