Com técnica e sabor, mulheres começam a roubar a cena em Churrascadas

Churrasqueira Nubia Signorini é destaque do 1º Meating 360, evento de churrasco comandado por verdadeiros experts do universo da carne

Carne

 (Jack Daniel's/Divulgação)

O meio do churrasco é dominado por homens desde sempre. Até aí, nenhuma novidade. Mas, aos poucos, com o surgimento dos festivais e eventos de carne, a presença feminina no comando da brasa vem aumentando e, atualmente, já chega a 20% na maioria deles.

E elas querem mais! Sutilmente, mas com muita competência, as churrasqueiras começam a se destacar e a ocupar espaço.

Seguindo os passos de algumas precursoras, como Paula Labaki e Ligia Karazawa, a chef de cozinha Nubia Signorini, de 38 anos, entrou na cena do churrasco na Churrascada, em 2015, para nunca mais sair.

Nubia Signorini

 (André Mello/Fonte padrão)

Recentemente, ela foi destaque em grandes eventos, como o Unique BBQ e o Jack Daniel’s BBQ, onde, inclusive, foi a única mulher.

Não é à toa que ela também é a primeira convidada a participar do Meating 360, evento de churrasco comandado pelos experts do universo da carne Reinaldo Lee, Anderson Amare Henry Rolin, que acontece todas as quartas-feiras, a partir de 20 de junho, no rooftop da Vila Butantan, em São Paulo.

Para a ocasião, ela será responsável por defumar cerca de 20kg de brisket (peito bovino) por mais de 10h no pit, seguindo a técnica do american BBQ ou churrasco americano.

A gata ainda vai bater um papo sobre mercado da carne, produtos, métodos de cocção e temperos ao lado dos anfitriões.

“Já tive oportunidade de trabalhar ao lado da Nubia em alguns eventos e é de arrepiar o comprometimento dela com a qualidade em tudo, desde o pré-preparo até a entrega. Mulher forte e que sabe o que faz”, opina Rolin. “Em um universo composto por uma grande maioria de homens barbudos, felizmente algumas mulheres têm surgido. Nubia é uma delas.

Adquiriu uma boa bagagem trabalhando ao lado de grandes nomes e está colocando em prática todo o aprendizado adquirido. Além disso, não mede esforços e encara bem os desafios dessa profissão, que não são poucos”, emenda Lee.

 

American BBQ, varal de proteína e fogo de chão

Nubia Signorini Carne

 (Instagram/Reprodução)

Descendente de italianos, Nubia cursou gastronomia na Estácio ADF há 8 anos.

Pouco tempo depois, entrou para o time da Bos BBQ, primeira barbecue house do Brasil. “Fazendo eventos ao lado de feras que trouxeram essa experiência do american BBQ para o País, me apaixonei pelo preparo de carnes com a técnica de defumação e me especializei nesse método. Além disso, atualmente também faço varal de proteínas e fogo de chão”, conta ela, que já serviu toneladas de carnes em eventos para milhares de pessoas em todo o Estado de São Paulo, Brasília, Recife, João Pessoa.

O varal de proteínas é uma técnica usada para defumar e assar carnes penduradas sobre uma brasa com lenha e carvão durante muitas horas. No fogo de chão, o método é semelhante, porém, as carnes ficam próximas à brasa.

 

“A minha lenha eu carrego”

Nubia Signorini Carne

 (Montagem / Instagram/Reprodução)

Estar no comando da brasa (quem é churrasqueiro, sabe!) é um trabalho desgastante, que consome noites de sono e demanda muito esforço físico.

Além disso, quando não está trabalhando, o profissional precisa se dedicar a testes de receitas para aprimorar conhecimentos.

No entanto, segundo Nubia, encarar o preconceito de quem enxerga o churrasco como algo exclusivamente masculino é o mais difícil. “É um trabalho bruto, não dá pra ser delicadinha porque é preciso impor respeito. Acho que isso afasta um pouco os homens e dificulta os relacionamentos amorosos. Mas, enfim, a minha lenha eu carrego”, brinca.

Aliás, para os apaixonados por carne, fica a dica: “Churrasco se faz com calor, não com chama”, orienta ela. Anotou?

 

SERVIÇO

1º Meating 360 – Encontro 360º com o universo da carne
20 de junho – das 18h às 22h
No rooftop da Vila Butantan: Rua Agostinho Cantu, 47 – São Paulo
Ingressos antecipados: aqui.

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
E-mail inválido warning
doneCadastro realizado com sucesso!
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s