3 respostas para dúvidas comuns sobre cerveja

Os detalhes essenciais que você precisa saber na hora de tomar uma gelada...

Sobrou cerveja gelada. Pode guardar?

Sim, cerveja não estraga. Mesmo que ela esteja trincando, o ideal é deixar a bebida em um ambiente climatizado (como sua adega de vinhos) para mantê-la estável sensorialmente, principalmente no caso das não filtradas e não pasteurizadas. Guarde-a em pé.

VEJA TAMBÉM:

Na lata ou na garrafa?

Não há melhor ou pior, cada uma tem vantagens. A lata, por exemplo, abriga melhor a cerveja da luz. Porém, sofre mais com variações de temperatura se não for armazenada a frio. Nas garrafas, por outro lado, o ar pode penetrar e oxidar sua cerveja. “O alumínio mantém o aroma de lúpulo mais fresco. Isso explica porque a lata é usada em cervejas mais frescas, para se consumir mais rápido”, explica Julia Reis, beer sommelier e sócia da Sinnatrah Cervejaria Escola.

Na geladeira, no gelo ou no freezer?

A geladeira é sempre melhor, pois o resfriamento é gradual e controlado. Porém, nunca deixe na porta do refrigerador, pois com o abre e fecha há muita variação de luz e temperatura. O perigo de colocar a cerveja no freezer é que, se passar do ponto e congelar, a bebida fica choca por causa da diminuição da carbonatação. O gelo é uma boa saída quando há uma grande quantidade para se gelar, mas apenas para tipos mais leves, como lagers e pilsen (que são bebidas mais geladas).