Aprenda três receitas de pão para você fazer em casa numa boa

O padeiro Pedro Calvo, da Santo Pão, em São Paulo, ensina o passo a passo do delicioso pão australiano, de hambúrguer e integral

Entre tantas coisas que a VIP valoriza nos seus leitores, independência e privacidade estão na ponta da lista. Dominar algo que poucos sabem fazer e aproveitar esse momento como único e só seu é uma boa fórmula para alcançar plenamente as duas coisas. Na cozinha, por exemplo, fabricar o próprio pão é uma perfeita tradução disso: um sinal de independência e um momento perfeito, dado o processo vagaroso e detalhista, para você abrir aquele vinho, ligar o som, escolher uma ótima trilha e pensar na vida – ou só matar o tempo, claro – enquanto produz a sua versão do alimento milenar, seja para acompanhamento ou base da refeição.

    A convite de VIP, o padeiro Pedro Calvo, da Santo Pão, em São Paulo, executou três receitas das mais usadas no dia a dia, incluindo uma versão integral e com grãos, caso a dieta esteja batendo à sua porta (ou na dela). Claro que vai embutido aqui toda a graça que você pode tirar de sua garota ao presentear e degustar junto um pão com sua marca. Então, mãos à massa!  

    Quer aprender junto com o padeiro? Assista ao vídeo abaixo:

    1. Pão australiano

    Ingredientes

    Esponja (base):
    80 g de farinha de trigo
    80 g de água em temperatura ambiente
    10 g de fermento biológico seco ou 30 g de fermento biológico fresco

    Massa:
    320 g de farinha de trigo
    100 g de farinha de trigo integral
    20 g de açúcar mascavo
    15 g de leite em pó
    25 g de chocolate em pó 50% cacau
    65 g de mel
    160 ml de água em temperatura ambiente ou gelada
    10 g de sal
    60 g de manteiga sem sal
    Fubá

    Modo de preparo
    Para a esponja: em uma tigela, misture o fermento seco e a água e deixe descansar por 2 minutos. Acrescente a farinha e misture bem até formar uma massa homogênea. Cubra com um filme-plástico e deixe fermentar por 30 minutos. Se for usar o fermento fresco, não precisa hidratá-lo, apenas misture os ingredientes e deixe fermentar.

    Para a massa: junte numa tigela a farinha de trigo, a farinha de trigo integral, o açúcar mascavo, o leite em pó, o chocolate em pó, o mel e a esponja. Despeje a água aos poucos misturando com as mãos. Quando a mistura começar a virar uma farofa, acrescente o sal e misture bem. Por último, junte a manteiga e misture mais um pouco. Despeje a massa em uma bancada e sove-a por cerca de 20 minutos ou até formar o ponto de véu. Cubra a massa com um filme-plástico e deixe descansar por 15 minutos. Divida a massa em pedaços de 60 g e enrole como um rocambole (bisnaga). Unte uma assadeira com óleo e distribua os pães deixando um espaço de 2 cm entre eles. Cubra a assadeira com um filme-plástico para os pães não ressecarem e deixe fermentar por cerca de 1h30 ou até os pães dobrarem de tamanho e estiverem macios ao toque. Antes de assar polvilhe o fubá na superfície dos pães. Asse os pães em forno preaquecido a 170 graus por cerca de 20 minutos ou até ficarem dourados na superfície. Rende 15 unidades.

    2. Pão de forma integral

    (Foto: Tomás Arthuzzi) (Foto: Tomás Arthuzzi)

    (Foto: Tomás Arthuzzi) (/)

    Ingredientes:
    250 g de farinha de trigo
    250 g de farinha de trigo integral
    15 g de açúcar refinado
    25 g de leite em pó
    5 g de fermento biológico seco ou 15 g de fermento biológico fresco
    290 ml de água em temperatura ambiente ou gelada
    10 g de sal
    25 g de manteiga sem sal
    75 g de mix de grãos (trigo em grão, cevadinha, linhaça, gergelim, aveia em flocos e semente de girassol)

    Modo de preparo
    Junte em uma tigela a farinha de trigo, a farinha de trigo integral, o açúcar, o leite em pó e o fermento. Despeje a água aos poucos misturando com as mãos. Quando a mistura começar a virar uma farofa, acrescente o sal e misture bem. Por último acrescente a manteiga e misture mais um pouco. Despeje a massa em uma bancada e sove-a por cerca de 20 minutos ou até formar o ponto de véu. Acrescente os grãos e misture mais um pouco. Cubra a massa com um filme-plástico e deixe-a descansar por 15 minutos. Divida a massa em pedaços de 200 g e enrole como um rocambole (bisnaga). Unte quatro assadeiras pequenas de pão de forma/bolo inglês (7 cm x 17 cm x 4,5 cm) com óleo e coloque um pão por forma. Cubra as assadeiras com um filme-plástico para os pães não ressecarem e deixe fermentar por cerca de 1h30 ou até os pães dobrarem de tamanho e estiverem macios ao toque. Asse os pães em forno preaquecido a 170 graus por cerca de 20 minutos ou até ficarem dourados na superfície. Dica: antes de assar, pincele ovo batido na superfície do pão – ou pincele manteiga derretida na superfície após assar. Rende 4 unidades.

    3. Pão de hambúrguer

    (Foto: Tomás Arthuzzi) (Foto: Tomás Arthuzzi)

    (Foto: Tomás Arthuzzi) (/)

    Ingredientes
    500 g de farinha de trigo
    60 g de açúcar refinado
    15 g de leite em pó
    7 g de fermento biológico seco ou 21 g de fermento biológico fresco
    275 ml de água em temperatura ambiente ou gelada
    10 g de sal
    60 g de manteiga sem sal

    Modo de preparo
    Junte numa tigela a farinha de trigo, o açúcar, o leite em pó e o fermento. Despeje água aos poucos, misturando com as mãos. Quando começar a virar uma farofa, acrescente o sal e misture bem. Por último, junte a manteiga. Despeje a massa em uma bancada e sove por cerca de 20 minutos ou até formar o ponto de véu (desenvolvimento do glúten). Cubra a massa com um filme-plástico e deixe descansar por 15 minutos. Divida a massa em pedaços de 70 g e boleie no formato do pão de hambúrguer. Unte uma assadeira com óleo e distribua os pães deixando um espaço de 6 cm entre eles. Cubra a assadeira com um filme-plástico para os pães não ressecarem e deixe fermentar por cerca de 1h30 ou até dobrarem de tamanho e estiverem macios ao toque. Asse os pães em forno preaquecido a 170 graus por cerca de 20 minutos ou até dourarem na superfície. Rende 13 unidades.

    Newsletter Conteúdo exclusivo para você