As quatro encarnações do peru

Ceia de Natal
Peru bebum

Peru: prepare um caldo com as asas, a moela e o pescoço do peru. Mais: cebola, cenoura, salsão (aipo), pimenta-do-reino, salsa e tomilho. Seque a ave com papel-toalha e esfregue sal e pimenta por dentro e por fora. Recheie com farofa, frutas, castanhas ou o que quiser. Asse por duas horas, numa assadeira com 2 xícaras de caldo de peru, regando com o líquido da assadeira a cada meia hora. Molho: dissolva em caldo o que ficou grudado na assadeira e reserve. Aqueça ½ xícara de manteiga e o mesmo tanto de farinha. Aos poucos, adicione ¼ de xícara de uísque e o líquido reservado até obter um molho.

Almoço de Natal
Paella picante de peru

Doure 350 g de calabresa defumada em rodelas. Reserve. Numa caçarola grande que possa ir ao forno, aqueça ¼ de xícara de azeite. Refogue 1 cebola picada até dourar. Junte 1 pimentão picado e cozinhe por mais 3 minutos. Adicione, nesta ordem: 2 xícaras de arroz, 1 envelope de açafrão, 4 xícaras de caldo de galinha, 4 tomates picados, 1 colher (chá) de orégano e ½ colher (chá) de pimenta caiena. Deixe ferver, tampe e cozinhe em fogo baixo por 15 minutos. Misture 4,5 xícaras de sobras de peru, 1 xícara de ervilhas congeladas e a calabresa. Asse no forno por 10 minutos.

SOBORÔ DE PENETONÊ

NÃO DÁ CONTA DO EXCESSO? VEJA COMO APROVEITAR AS SOBRAS.

TIRAMISÚ (TIPO DE PAVÊ)
Faça camadas com sobras de panetone e um creme feito de gemas batidas, mascarpone (ou creme de leite) e açúcar. Polvilhe cacau em pó e sirva gelado.

CROUTON DOCE
Corte o panetone em quadradinhos e os torre levemente numa frigideira com manteiga sem sal. Sirva com sorvete e cobertura

Jantar do dia 25
Peru à chinesa com amêndoas

Numa frigideira grande, aqueça 2 colheres (sopa) de óleo e frite, por três minutos, ½ cebola picada, 4 xícaras de repolho picado e 1 xícara de salsão (aipo) picado. Junte ½ colher (chá) de açúcar, ¾ de xícara de caldo de galinha, ¼ de xícara de água, 1 colher (sopa) de shoyu e 1 colher (chá) de óleo de gergelim. Deixe ferver por mais três minutos. Aí adicione 1 colher (sopa) de maisena dissolvida em 2 colheres (sopa) de água. Quando ferver, acrescente 2 xícaras de sobras de peru picadas. Sirva com arroz branco e salpique lascas de amêndoa levemente torradas.

Almoço do dia 26
Sanduíche de peru com gorgonzola

Esfarele ¼ de xícara de gorgonzola sobre a mesma quantidade de maionese e misture bem até obter um patê. No pão de fôrma (ou outro de sua preferência), monte os sanduíches com esse patê, fatias de sobras de peru, folhas de radicchio e tiras de bacon crocantes. Toste os dois
lados do sanduba numa frigideira com manteiga derretida.