Champanhe e cava com pedras de gelo. Pode, sim!

Versão ice do Freixenet e Rosé para tomar com gelo. A VIP está mesmo de olho nos dias quentes...

Rosé com Gelo!

Hype na Europa e nos EUA, o champanhe rosé feito especialmente para ser servido com gelo chega ao Brasil – para horror dos puristas

O que o Coachella, o torneio de tênis Indian Wells e casas de shows em Nova York têm em comum? Em todos eles, jovens desfilaram taças cheias de champanhe… e gelo! O que pode parecer uma heresia para muitos, o drinque foi o que teve de mais hype no último verão do Hemisfério Norte. Quem lançou essa tendência, em 2011, foi a maison Möet & Chandon, que percebeu a queda de venda do champanhe durante os meses mais quentes. Uma das suposições dos diretores da vinícola é que a bebida vem embargada com uma reputação formal, difícil de ser dissociada aos eventos black-tie. Por isso, eles criaram o rótulo Möet Ice Impérial, o primeiro champanhe para ser servido exclusivamente com gelo.

Embora a garrafa tenha sido lançada há cinco anos, só agora esse drinque, chamado piscine, caiu no gosto de bons bebedores. Inclusive aqui no Brasil, que, no próximo verão, vai contemplar duas novidades, ambas rosadas. Sorte a nossa. Abaixo, duas opções de rosé para tomar com gelo:

rose-gelo-bebida-vip

Clicquot Rich Rosé

A bebida tem uma dose mais elevada de doçura, com 60 g de açúcar por litro. “Açúcar no champanhe é como especiarias em uma receita: se usadas corretamente, elas podem trazer à tona aromas específicos e ressaltar os sabores”, diz Dominique Demarville, chef de cave da Veuve Clicquot. À venda no Brasil a partir de outubro. rich.veuve-clicquot.com

Moët Ice Impérial Rosé

De acordo com Benoît Gouez, chef de cave para Moët & Chandon, o aroma frutado vem das frutas vermelhas, cerejas morello, cherry, groselha e cranberry com nuances de frutos como figo e nectarina e uma nota de grenadine. No paladar, nota agridoce de grapefruit rosa. À venda a partir de novembro. R$ 487 moet.com

Cava Freixenet Ice

cava-gelada-vip

Desenvolvida para ser apreciada com gelo ou em drinks, o Cava Freixenet Ice é o lançamento da marca para o Verão. A bebida é  refrescante, fácil de beber e oferece uma nova experiência para os consumidores. O Cava Ice foi desenvolvido para ser apreciado em uma grande taça de vinho com cubos de gelo, apreciado também na preparação de drinks, com ingredientes como ramos de hortelã e fatias de pepino.

Como todo tradicional Cava, Freixenet Ice é elaborado com as uvas Macabeo, Xarel-lo e Parrellada do clássico Cordón Negro, com um toque de Chardonnay, que contribui para realçar as notas frutadas, garantindo mais leveza, acentuando os tons cítricos. “Nós percebemos uma demanda por vinhos espumantes com alto valor agregado nesse segmento ‘On Ice’ e o lançamento chega para suprir essa necessidade. É uma bebida extra refrescante e estilosa e que, certamente, vai fascinar os consumidores de vinhos e drinks durante o Verão”, afirma Fabiano Ruiz, diretor executivo da Freixenet no Brasil. “A novidade dialoga com um novo perfil de consumidor mais jovem, que vai apreciar a bebida em celebrações entre amigos, pool parties, sunsets e festas de final de ano – ocasiões perfeitas para apreciar uma taça de Freixenet Ice.”, completa.

Abaixo, duas receitas  desenvolvidas pelo mixologista espanhol Javier de las Muelas, considerado um dos principais nomes da coquetelaria mundial:

Receita 1

150ML de Freixenet Ice
15 ml de licor Saint Germain
2 tiras de pepino

Modo de preparo: Em uma taça com gelo, acrescente todos os ingredientes e misture delicadamente.

Receita 2

150ML de Freixenet Ice
30 ml de licor de pêssego
4 fatias de gengibre
1 rodela de grapefruit

Modo de preparo: Em uma taça com gelo, acrescente todos os ingredientes e misture delicadamente.

A novidade estará disponível em delicatessens e empórios especializados de todo o país a partir de novembro com preço sugerido de R$ 90,00.

Direto na taça

Cinco passos para servir seu champanhe ou cava com gelo

1. Gele a garrafa a 8 graus (cerca de 30 minutos no refrigerador)

2. Escolha uma taça de vinho tinto, bojuda e com boca larga

3. Adicione de três a cinco cubos de gelo

4. Complete a taça com a bebida

5. Se preferir, adicione alguns ingredientes que combinam com a bebida: abacaxi ou lima para ressaltar o sabor frutado, ou gengibre para ter mais refrescância