Com sabor de salmão, empresa cria hambúrguer vegano com algas e fungos

A companhia Terramino Foods acredita que essa pode ser uma opção mais sustentável do que o pescado criado em cativeiro ou capturado no meio ambiente

hambúguer vegano

 (Terramino/Reprodução)

A Terramino Foods, uma jovem empresa de São Francisco, inventou um hambúrguer de “salmão” vegano que, apesar de não levar carne alguma em sua composição, teria o mesmo cheiro, gosto e aparência de um hambúrguer de salmão comum.

A diferença desta invenção para outras receitas veganas que tentam imitar a carne de peixe, seria a sua composição, já que a sua principal base é um fungo.

Koji é o nome de principal ingrediente desse hambúrguer. Os cientistas testaram muitas outras bases até chegarem nesse fungo que foi domesticados por humanos a mais de 9.000 anos atrás e é extremamente popular no Japão, sendo considerado o “fungo nacional” pelos japoneses.

koji

 (Chris Anderson/Reprodução)

Segundo Kimberly Le, co-fundadora da Terramino Foods, é difícil reproduzir a textura e o gosto de carnes a partir plantas. Pois, quando possuem quantidade suficiente de proteínas para substituir a carne animal, elas também têm um sabor muito acentuando.

O Koji resolveu os dois problemas: ele possui uma boa quantidade de proteína, mas não tem gosto algum. Ele também costuma ser utilizado na fabricação do molho de soja e do vinho de arroz.

soy sauce

 (Caroline Hatchett/Divulgação)

O outro ingrediente essencial para formar esse hambúrguer são algas.

Sem mencionar qual seria a espécie especifica que foi utilizada na receita, os cientistas dizem que elas são as responsáveis por adicionar um gosto “marítimo” e parecido com o de um peixe de verdade.

algas

 (Pixabay/Reprodução)

O principal objetivo deste invenção, segundo a Terramino, é fornecer um substituto à carne de peixe, uma vez que o consumo dessa proteína cresce cada dia mais e a pesca criminosa pode vir se tornar um problema ambiental mundial ainda maior.

A substituição de proteínas comuns por opções mais sustentáveis tem se tornado cada vez mais popular, com empresas como a Beyond Meat e a Memphis Meats criando “carnes de boi e frango” a partir de plantas ou células de animais.

Newsletter Conteúdo exclusivo para você