Comida boa e sustentável

Chef dá dicas para aproveitar 100% os alimentos

sustentavel

Para Eric Thomas, chef do restaurante Tantra, em São Paulo, e autor de um livro sobre gastronomia sustentável, a principal regra é não ter que deixar de comer bem para poupar o ambiente. Aqui, ele lista atitudes que vão diminuir o desperdício de alimentos e o lixo na sua cozinha.

1-Faça coleta de óleo de cozinha. Assim você evita a contaminação da água que sai da sua pia e volta para a natureza. Procure em sua cidade postos (há muitos em supermercados) que coletam o óleo usado.

2- Utilize 100% do produto. Sempre tem uma receita que usa as partes que você vai jogar fora. Por exemplo, já experimentou comprar um peixe inteiro? Primeiro, corte o filé em postas. Use parte na sua receita; se sobrar, congele. Depois remova a pele, ela pode ser congelada e usada em uma salada ou temaki para acompanhar. Utilize o que sobrou para cozinhar com água e fazer um caldo de peixe. É desperdício zero!

3- Tenha ferramentas certeiras. Os restaurantes que dirijo utilizam a panela wok. Essa panela chinesa utiliza menos óleo, pois não deixa o alimento grudar, e retém o calor com mais eficiência. Aí, você economiza na conta de gás.